Linha 2-Verde chegará em Guarulhos entre 2030 e 2031, prevê governo

Novo tatuzão que escavará trecho entre Penha e Dutra já foi encomendado e chegará em 2026, revelou o governador Tarcísio de Freitas
Futura estação Ponte Grande, em Guarulhos
Futura estação Ponte Grande, em Guarulhos

Além de citar a Linha 19-Celeste, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) deu mais detalhes sobre a extensão da Linha 2-Verde entre Penha e Dutra, já no município de Guarulhos.

Segundo ele, o ramal de Metrô deverá chegar a Guarulhos entre 2030 e 2031. Para isso já está encomendado o novo tatuzão que escavará o trecho, disse o executivo estadual.

“Em 2026 chega a tuneladora que vai fazer a extensão Penha-Guarulhos”, explicou Tarcísio, que também revelou que a ordem de serviço para essa etapa foi dada.

De fato, como publicamos recentemente, os consórcios responsáveis pelas obras a partir de Penha já estão se mobilizando para início das obras em março de 2025.

Tarcísio de Freitas durante a visita técnica: testes a partir de janeiro
Tarcísio de Freitas

“Mobilizar um equipamento dessa dimensão leva tempo. Ela será fabricada para estar aqui no primeiro semestre de 2026”.

O governador citou o novo tatuzão em virtude da necessidade de “Cora Coralina”, a outra máquina que escava o trecho entre Vila Prudente e Penha, conclua seu trabalho em 2026 nesta quinta-feira, 5, ela chegou à estação Santa Clara.

“É uma obra que deve ficar pronta em torno de 2030, 2031”, concluiu.

O caminho das desapropriações da Linha 2 em Guarulho
As áreas que estão sendo desapropriadas para levar a Linha 2 até Guarulhos (estação Paulo Freire foi rebatizada como Fernão Dias)

Extensão com cinco estações e um pátio

A segunda fase da extensão da Linha 2-Verde foi prometida pelo governo Doria logo após o início das obras do primeiro trecho, em 2020. Porém, nada ocorreu.

Nesse meio tempo, o governo do estado publicou aditivos em que mantinha os ‘contratos congelados’, vislumbrando uma nova janela de investimentos.

O trecho compreende cinco estações, sendo elas Penha de França, Tiquatira (Gabriela Mistral), Fernão Dias, Ponte Grande e Dutra, as duas últimas dentro de Guarulhos. Além disso há o pátio Paulo Freire, que será o maior da Linha 2-Verde.

As obras civis dessa fase estão contratadas com exceção da estação Ponte Grande, cujo edital foi lançado dias atrás.

 

 

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12 comments
  1. Se for na mesma velocidade do trecho entre V. Prudente até Vila Formosa (apenas 4 estações), o trecho entre Penha e Dutra talvez seja inaugurada em 2035. Metrô e Trem, a nova máquina de sonhos, difíceis e às vezes impossíveis de se concretizar.

    1. Três coisas sem explicação:
      1) Por que o tatuzão não pode ser montado novamente no Complexo Rapadura sentido Penha?
      2) Por que adquirir uma nova tuneladora para escavar sentido Dutra? (Conforme o Cassio colocou)
      3) O que acontecerá com a Cora Coralina após concluir o trecho entre Penha e Vila Formosa?

    2. Existem alguns motivos.
      O primeiro é contratual: na licitação em 2013 o Metrô já tinha previsto que seriam dois TBM’s, que foram alocados em lotes diferentes e que foram vencidos por empresas diferentes. O TBM não é propriedade do Metrô ou do Governo e sim do consórcio construtor, no caso da Cora Coralina ela pertence ao Consórcio Metrô Linha 2 (CML2). A tuneladora do trecho Penha-Dutra será do Consórcio CGC (Crasa-Guella-Consbem).
      O segundo é o cronograma. Ambas as tuneladoras irão partir da Estação Penha, e deverão estar em escavação simultaneamente em 2026 para não ocorrer atraso na entrega da estação Penha em 2028 e do trecho até Guarulhos em 2031 (?).

      1. Obrigado pela explicação!
        Eu também queria saber, isso estava me fazendo torcer o nariz!
        Já estava achando que era só para gastar mais dinheiro e enrolar mais ainda os guarulhenses.

    1. Pois é…

      Se até você está afirmando isso (rs), é porque realmente é MUITO insano mesmo levar a L2 para lá sem nem ao menos iniciar primeiro as obras da L19.

  2. Essa linha poderia ser estendida no oeste até a Linha 8 ou 9. Eliminaria uma baldeação e a demanda detesta baldear toda hora.

  3. Sabem aquele CAOS que ocorreu na Linha 2–Verde, na última quarta (04/12), no pico da manhã, por conta de falha no sistema de sinalização e controle dos trens (CBTC), e que foi noticiado em toda a mídia?

    Então, SE a Linha 2 abrir em Guarulhos SEM a Linha 19, esse caos será rotina diária em uma operação NORMAL (sem nenhuma falha).

    Alguém duvida?!

    Pior de tudo é que esse absurdo é com o aval da Cia. do Metrô, a qual inclusive (ciente do problema que vai gerar na L2) foi lá encomendar a nova tuneladora sem nem ao menos bater o pé demonstrando tecnicamente que é preciso iniciar PRIMEIRO as obras da L19.

    Só digo uma coisa:
    são todos inconsequentes!!!

    1. Toda essa revolta só por não poder viajar mais sentado. É a primeira vez que vejo alguém contra a expansão do metrô em uma das maiores cidades do mundo.

      1. Para quem você está dizendo isso?
        Eu NÃO sou usuário da linha, Ivo.

        Porém, para quem utiliza, tem que poder usar, e não ficar preso na plataforma, já que 2 corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo.

        E eles que são contra a expansão querendo atender a segunda maior cidade do estado de SP (Guarulhos), com 1,3 milhão de hab., com puxadinho de linha que já vai chegar lá saturada, em vez de destravar a L19, da qual se fala há séculos.

        Independente disso, quanto a se sentar, eu não curto os assentos duros dos trens. Prefiro me sentar no sofá da minha casa. E você?

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