Se no primeiro trimestre o secretário Clodoaldo Pelissioni publicava nos perfis da sua pasta vídeos e informações constantes sobre o andamento das obras nas linhas do Metrô e CPTM há meses quase não se ouve algo oficial sobre a expansão sobre trilhos em São Paulo. Justamente a partir da saída do ex-governador Geraldo Alckmin em 6 de abril. Desde o dia 7 de julho, segundo interpretação do governo, os perfis oficiais e sites não divulgam mais informações por questões eleitorais. Com isso vivemos um período de silêncio que foi quebrado nesta semana quando Pelissioni falou à rádio Jovem Pan.
Além de revelar que a Linha 6-Laranja está com o processo de caducidade parado por uma liminar da Move São Paulo, concessionária que suspendeu as obras em setembro de 2016, o secretário também falou sobre a expectativa de abertura das quatro estações da Linha 5-Lilás prometidas para este mês após vários adiamentos.
Segundo ele, nesta sexta-feira (17) haverá uma visita técnica às quatro estações para decidir qual a estratégia de entrega “mas eu acredito que em no máximo um mês nós teremos as quatro estações em funcionamento”, explicou Pelissioni.
O principal entrave para inaugurar as quatro estações que finalmente levarão à Linha 5 até a conexão com outras duas linhas do Metrô (1-Azul e 2-Verde) é a estação Santa Cruz, mais complexa obra do projeto. Com mais de 40 metros de profundidade, ela terá sete pisos e uma configuração semelhante à da estação Pinheiros da Linha 4. Em relação a esta a vantagem é que o fluxo de passageiros será dividido para quem segue para a Linha 1-Azul e quem faz o caminho inverso.
Com tanto trabalho, a estação é a mais atrasada do trecho, mas imagens de um fornecedor publicada nas redes sociais revela que a parada já está próxima da conclusão. Além das dezenas de escadas rolantes, guarda corpos e acabamento, a estação já conta com as portas de plataforma (PSD) montadas, algo que apenas ela, Chácara Klabin e Brooklin contarão neste ano.
Previsão real
Pelo que o site pôde apurar o Metrô e a Via Mobilidade trabalham com algumas hipóteses de abertura dessas novas estações. Recentemente a Bombardier entregou o sistema de sinalização CBTC para funcionar em todo o trecho, um dos antigos gargalos do projeto. A ideia do Metrô era de abrir todas ao mesmo tempo, como explicou ao site o presidente do Metrô Paulo Menezes em abril.
Se isso não for possível uma opção estudada, segundo soubemos, é inaugurar em agosto a estação AACD-Servidor, próxima após Moema. Anteriormente se pensava em estender a linha até Hospital São Paulo, última antes da integração com as demais linhas mas as manobras nessa parada se mostraram inviáveis, de acordo com uma fonte. Caso isso se confirme, a Linha 5 voltaria a ser expandida em agosto, cumprindo parcialmente a promessa com apenas uma estação, e as demais paradas, entregues em setembro, conforme previsto pelo secretário.
Se AACD for realmente inaugurada deverá ser a única novidade do mês. Jardim Planalto, da Linha 15, já é considerada carta fora do trabalho diante do que se vê no canteiro de obras.
Veja também: Sem poder ser vitrine eleitoral, Linha 5-Lilás vira problema em vez de solução
É muita incompetência isso a Estação Jardim Planalto ficou pronta antes da outras e não vai ser entregue esse mês ?parece piada de mal gosto
Ricardo, pela sua experiência, após a inauguração seria necessário mais quanto tempo até as estações estarem com horário de funcionamento integral?
É o que dá votar no PSDB do Geraldinho. Uma total falta de respeito com tudo.
Graças a Deus na minha família ninguém mais vota nesse partido de mentirosos e irresponsáveis
MIMIMIMIMIMIMI
O bom e o seu candidato que esta preso o homem mais honesto do Brasil o LULA NÃO E seu mala
Se o governo não faz reclama, se faz e demora reclama, mude para o Rio de Janeiro, lá está excelente com uma ótima gestão, São Paulo tem 400 kilometros de linhas entre CPTM e METRO, acorda meu filho….
Lá é lá, aqui é aqui!
Não interessa o que acontece lá…isso diz respeito aos eleitores de lá.
Só pq está pior não quer dizer que aqui está bom!
E você acha que fosse outro partido estaria melhor? RS, RJ estão melhores que SP?
Passei hoje na estacao SANTA CRUZ e tinha muitas pessoas trabalhando mas, com certeza, ainda faltam uns 15 a 20 dias de obras e acabamentos ! Isto sem contar equipamentos e os testes necessarios para abertura ! pelo menos 30 dias antes de poder abrir esta parada !
Que esse ano acabe o reinado do PSDB….
Vou comemorar muito se isso vier a acontecer, pq se dependesse só de meu voto, já teriam caído fora faz tempo.
Temos opções além de PT e PSDB, então lembrem-se bem de votar em quem tem politica pública e dar chance ao novo!
Se Deus quiser, esse ano será o último do PSDB na história desse governo. PT e PSDB nunca mais!!
Lá vamos nós de novo.
Olha, Ricardo, eu tenho uma sugestão.
Se for pra aguentar comentários políticos de Fla-Flu eleitoral, seria melhor bloquear estes usuários ou então tirar umas “férias” do site até novembro quando este bendito Big Brother TSE acabar.
Por mais que a política esteja em tudo, inclusive na mobilidade. Especialidade deste portal.
Até eu estou pensando em tirar “férias” por causa deste Fla-Flu.
Isto não vale só pro seu site, como também pro Ferroviando, Mobilidade Sampa e afins.
E até pro SSC isto vale também. Temo pela saúde do Tiago, moderador do fórum.
Já que os sites oficialistas estão impedidos pela legislação eleitoral, que os sites especializados em mobilidade façam o mesmo.
O problema é que o grosso dos internautas que deseja saber sobra as novidades das Linhas que nunca entram em operação será prejudicado.
É uma escolha de Sofia.
Tiago 3:10 “Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria.”
David, concordo plenamente com VOCE ! este forum deveria ser de mobilidade e focado no binomio METRO e CPTM como se propos o Ricardo ! Alem disto alguns leitores cometem CRIMES de calunia, injuria e difamaçao e poderiam ser processados CRIMINALMENTE alem da area CIVEL !
Parábens ao governador Alckmin, uma pena ter saído para tentar a presidencia, as obras são demoradas mas saem do papel e são muitas, já temos 400 kilometros de linha trem e metro, diferente de outros estados falidos e que nenhuma obra vinga. Como sempre, existem os desinformados que não aceitam e só reclamam…
Carreira de puxa saco dura pouco tempo!!!