Com a concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, o governo do estado pretende revitalizar algumas das estações ferroviárias com maior demanda de passageiros. É o caso da Estação Luz.
O Empreendimento EST 003 – Reforma da Estação Luz tem como objetivo a realização de pequenas adequações na estação histórica.
A estação atualmente tem dois acessos, um na Praça da Luz e outro na Rua Mauá. Sua área é de 26,5 mil m² e atende 118,9 mil passageiros por dia.
As premissas para o projeto devem incorporar a segregação da comunicação visual para os serviços da Linha 11-Coral e Expresso Aeroporto. A estação também receberá sistema para contagem de passageiros entre linhas.
As reformas e alterações deverão ter aval dos três órgãos de preservação do patrimônio, o Conpresp, Condephaat e Iphan.
Obras
A Estação Luz não deverá sofrer grandes intervenções. A maioria das melhorias em curso, como o túnel entre CPTM e ViaQuatro, além de novas escadas na plataforma central, já está em fase de implantação pela estatal.
Na região dos acessos deverão ser readequadas as rotas táteis e as rampas de acessos. No interior da estação, as melhorias são bastante semelhantes, incluindo a implantação de bloqueios acessíveis, reparos simples em escadas fixas.
As áreas internas dedicadas aos funcionários deverão passar por melhorias com o rearranjo dos ambientes. Os vestiários e sanitários deverão ser adaptados dentro das normas de acessibilidade, assim como a copa para alimentação.
A comunicação visual deverá ser revista. O projeto será desenvolvido pela concessionária. A obtenção de licenças também está prevista.
O prédio da estação apresenta alguns problemas de pequeno porte como rachaduras e infiltrações que deverão ser tratadas. Vidros quebrados e portas danificadas deverão ser reparadas. Melhorias mais intensas precisam ser realizadas nas guaritas na no setor de manutenção de escadas rolantes e sinalização
A concessão das linhas 11, 12 e 13 tem previsão para ser realizada no primeiro trimestre de 2025. Confira também as matérias das demais estações:
A mais linda das estações da SPR (seguida muito proximamente pela segunda de Paranapiacaba, extinta pela construção do sistema cremalheira e pelo incêndio no início dos anos 80). Merece sim todo cuidado e carinho da sucessora estadual mas, espero, mantendo suas belíssimas linhas originais. Parabéns ao, no meu ver, o mais belo cartão postal da cidade de São Paulo