Quatro anos após lançar primeiras licitações, a CPTM finalmente irá operar a Linha 11-Coral até a estação Palmeiras-Barra Funda neste domingo, 15 de dezembro.
O serviço ainda é “experimental”, ou seja, uma operação assistida com período limitado aos domingos das 10 às 15 horas.
Mas é suficiente para que os passageiros comecem a usufruir desta nova possibilidade de viagem e conexão com outros ramais da CPTM, ViaMobilidade e do Metrô.
A CPTM pretende realizar as viagens de testes pelos próximos nove meses, ou seja, até setembro de 2025, e com isso avaliar o impacto e o reflexo do serviço.
As novas vias já são utilizadas hoje pelo Expresso Aeroporto, da Linha 13-Jade, mas é com a operação plena da Linha 11 e o encurtamento da Linha 7-Rubi que o trecho será de fato colocado à prova.
Como se sabe, a concessionária TIC Trens assumirá a operação da Linha 7 a partir de novembro do ano que vem, quando o ramal de trens deixará de atender a estação Luz.
Será o fim do Serviço 710, que torna a operação das linhas 7 e 10 em uma viagem de trem apenas. Com isso, a Linha 11 será uma das opções para conectar os dois ramais.
A operação plena do ramal em Barra Funda ainda depende da conclusão de uma subestação nas proximidades e que fornecerá energia elétrica para tracionar os trens.
Vale lembrar que a Linha 11-Coral, juntamente com as linhas 12-Safira e 13-Jade, serão leiloadas dentro do Lote Alto Tietê no final de março.
O novo operador privado deverá assumir os três ramais de trens metropolitanos nos próximos anos.
É ótima notícia e perfeito quando estiver em plena operação, mas não precisa ser um especialista pra saber que extinguir o 710 vai ser um erro grave.
Naturalmente a linha 11 seria pra equilibrar a demanda com a linha 3, por isso era expresso Leste. Jogar a baldeação do público das linhas 7 e 10 vai ser um desconforto tremendo e vai ser pior do que o pessoal que pega a linha 11 na Luz para desembarcar no Brás e ir para a linha 12.
O serviço 710 deveria ser mantido sim, até por ser consolidado. A linha 11 cumprindo seu papel para atender a demanda leste e buscar uma solução para esticar a linha 12 e ela se tornar outra alternativa.
A sanha privatista do “governo” estadual demonstra a quem obedece com a violenta extinção do Serviço 710: o capital privado (estrangeiro, particularmente) em detrimento da qualidade e bem-estar da população local.
O zé povinho agora precisará baldear 2 (duas) vezes para percorrer o mesmíssimo trajeto entre três estações em linha reta. O zé povinho que acorde mais cedo/chegue mais tarde em casa, suba e desça mais escadas, dependa da disponibilidade de mais linhas de trem etc. O importante, no fundo, é o acionista privado lucrar em cima do suor, do cansaço e da falta de descanso e sono da ralé.
Privatizar nunca é para o bem da maioria. Nunca.