Linha 11-Coral finalmente começa a operar até a estação Palmeiras-Barra Funda

Neste domingo, a partir das 10 horas, trens do ramal da CPTM iniciarão a operação assistida entre Luz e Barra Funda
Trem da Linha 11-Coral operando a partir de Barra Funda (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)
Trem da Linha 11-Coral operando a partir de Barra Funda (Jean Carlos/SP Sobre Trilhos)

Quatro anos após lançar primeiras licitações, a CPTM finalmente irá operar a Linha 11-Coral até a estação Palmeiras-Barra Funda neste domingo, 15 de dezembro.

O serviço ainda é “experimental”, ou seja, uma operação assistida com período limitado aos domingos das 10 às 15 horas.

Mas é suficiente para que os passageiros comecem a usufruir desta nova possibilidade de viagem e conexão com outros ramais da CPTM, ViaMobilidade e do Metrô.

A CPTM pretende realizar as viagens de testes pelos próximos nove meses, ou seja, até setembro de 2025, e com isso avaliar o impacto e o reflexo do serviço.

Estação Barra Funda terá melhorias de acessibilidade (Jean Carlos)
Estação Barra Funda tem recebido melhorias de acessibilidade (Jean Carlos)

As novas vias já são utilizadas hoje pelo Expresso Aeroporto, da Linha 13-Jade, mas é com a operação plena da Linha 11 e o encurtamento da Linha 7-Rubi que o trecho será de fato colocado à prova.

Como se sabe, a concessionária TIC Trens assumirá a operação da Linha 7 a partir de novembro do ano que vem, quando o ramal de trens deixará de atender a estação Luz.

Será o fim do Serviço 710, que torna a operação das linhas 7 e 10 em uma viagem de trem apenas. Com isso, a Linha 11 será uma das opções para conectar os dois ramais.

A operação plena do ramal em Barra Funda ainda depende da conclusão de uma subestação nas proximidades e que fornecerá energia elétrica para tracionar os trens.

Vale lembrar que a Linha 11-Coral, juntamente com as linhas 12-Safira e 13-Jade, serão leiloadas dentro do Lote Alto Tietê no final de março.

O novo operador privado deverá assumir os três ramais de trens metropolitanos nos próximos anos.

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2 comments
  1. É ótima notícia e perfeito quando estiver em plena operação, mas não precisa ser um especialista pra saber que extinguir o 710 vai ser um erro grave.
    Naturalmente a linha 11 seria pra equilibrar a demanda com a linha 3, por isso era expresso Leste. Jogar a baldeação do público das linhas 7 e 10 vai ser um desconforto tremendo e vai ser pior do que o pessoal que pega a linha 11 na Luz para desembarcar no Brás e ir para a linha 12.
    O serviço 710 deveria ser mantido sim, até por ser consolidado. A linha 11 cumprindo seu papel para atender a demanda leste e buscar uma solução para esticar a linha 12 e ela se tornar outra alternativa.

  2. A sanha privatista do “governo” estadual demonstra a quem obedece com a violenta extinção do Serviço 710: o capital privado (estrangeiro, particularmente) em detrimento da qualidade e bem-estar da população local.

    O zé povinho agora precisará baldear 2 (duas) vezes para percorrer o mesmíssimo trajeto entre três estações em linha reta. O zé povinho que acorde mais cedo/chegue mais tarde em casa, suba e desça mais escadas, dependa da disponibilidade de mais linhas de trem etc. O importante, no fundo, é o acionista privado lucrar em cima do suor, do cansaço e da falta de descanso e sono da ralé.

    Privatizar nunca é para o bem da maioria. Nunca.

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