A concessão das linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade deverá promover uma série de reformas nas estações do trem metropolitano. Na Estação Itaquera, várias melhorias estão previstas.
O Empreendimento EST 006 – Reforma da Estação Corinthians-Itaquera prevê como item mandatório projetos que possam se relacionar com a futura Linha 14-Ônix que deverá ser implantada futuramente.
A estação tem como acesso a Rua do Contorno, além de uma passarela que faz ligação às proximidades da NeoQuimica Arena. A área da estação é de 7,4 mil m² com demanda de 39,5 mil passageiros por dia.
Melhorias
Em geral, as obras na Estação Itaquera são de menor complexidade. Na parte externa estão previstas adequação em calçadas, rampas de acesso e pintura de travessias para pedestres.
Na área interna da estação estão previstas melhorias como a adequação de rotas táteis e de equipamentos de acessibilidade. Escadas fixas e rolantes vão passar por reparos pontuais.
A grande mudança deverá ser a troca do piso de plurigoma (borracha) por outro modelo, possivelmente granito. Os sanitários deverão ser reformados.
A comunicação visual deverá ser completamente atualizada. A obtenção das licenças junto ao corpo de bombeiros é de responsabilidade da concessionária.
A concessão das linhas 11, 12 e 13 tem previsão para ser realizada no primeiro trimestre de 2025. Confira também as matérias das demais estações:
O mais importante para a estação Corinthians – Itaquera seria a integração gratuita durante toda a operação comercial. É um absurdo fazer com que o passageiro tenha que se deslocar até o Brás e retornar para se chegar a algum ponto de interesse.
Concordo. Se a justificativa é a capacidade de transporte de passageiros, que o façam quando a Linha 2-Verde chegar a Penha.
Mas nem essa justificativa cabe mais. Ela fazia sentido há una 20 anos atrás quando a qualidade da CPTM era questionável e naturalmente as pessoas fariam integração para o Metrô. Hoje, é muito mais rápido seguir viagem ao Centro pela LInha 11 – Coral, do que baldear para vermelha e parar em todas as estações do trecho. Fora o próprio “trabalho” de baldear. Não faz sentido. Quem realmente precisa da integração, como os diversos universitários da FATEC, UNIP, e Unicid saem prejudicados.