Como previsto, o primeiro trem de monotrilho da Linha 17-Ouro do Metrô começou os testes dinâmicos dentro do Pátio Água Espraiada.
Um vídeo divulgado pelo governo do estado mostra o trem da BYD SkyRail N01 em movimento no nível inferior da área de manutenção.
Pela ausência de trilhos em algumas vigas, entende-se que o veículo utilizou energia de seu sistema de baterias para conseguir se deslocar.
Segundo relatos, a composição foi movimentada por cerca de 500 metros com objetivo de liberar o espaço da via onde será colocado o segundo trem, que está a caminho do Brasil, vindo da China.
O teste havia sido adiantado ao site pelo diretor do projeto, Alexandre Barbosa. Nesta semana, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) revelou que os testes haviam começado.
Trem da Linha 17-Ouro iniciou testes dinâmicos. #metrosp #linha17 pic.twitter.com/cAx2HbYIsN
— MetrôCPTM (@metroecptm) December 21, 2024
Testes operacionais em 2025
Os primeiros ensaios do monotrilho em movimento ocorrem antes que a infraestrutura necessária para que ele de fato opere fique pronta.
A construtora Agis, a própria BYD e outros contratados estão avançando com a implantação do ramal, mas ainda há bastante coisa a ser feita.
A meta é que o trem SkyRail possa realizar testes operacionais nas vias principais no início de 2025. Para isso é preciso viabilizar o caminho que inclui uma rampa no pátio, onde há vários aparelhos de mudança de via.
O executivo da fabricante chinesa chegou a cogitar que o monotrilho poderá chegar ao trecho de testes com energia das baterias e então ser conectado à rede externa entre as estações Vereador José Diniz e Vila Cordeiro.
A Linha 17 terá 14 trens em sua primeira fase e a previsão de inauguração do ramal é no primeiro semestre de 2026.