O leilão para fornecimento de 44 trens para o Metrô de São Paulo, que estava marcado para esta segunda-feira, 23, foi adiado para a próxima sexta-feira, 27 de dezembro.
O motivo foi um “problema sistêmico” do site do governo federal onde seria realizado o pregão eletrônico.
A sessão pública deveria ter ocorrido à partir das 10 horas e seria conduzida pela Comissão de Contratação designada pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos.
As propostas entregues pelas empresas interessadas até esse horário serão abertas na nova sessão pública.
O edital de compra da nova Frota R de trens do Metrô foi lançado em setembro após vários adiamentos e mudanças no conteúdo da concorrência.
O objetivo da companhia é usar 22 composições na Linha 2-Verde, que ganhará oito estações a partir de 2027. O restante dos trens será repassado para as linhas 1-Azul e 3-Vermelha.
A licitação deve atrair fabricantes instalados no Brasil como a Alstom e possivelmente grupos estrangeiros como a chinesa CRRC.
Os novos trens terão passagem livre entre carros (gangway), serão capazes de operar de forma autônoma (padrão GoA4) e não terá cabine para condutores (apenas uma estrutura provisória de isolamento).
Eles prometem ser mais eficientes e confortáveis que as atuais frotas em serviço.
O valor do contrato é estimado em R$ 3,74 bilhões e haverá financiamento pelo BNDES.
Mais um adiamento. Qdo não é uma coisa, é outra.
Nada de novo nessa Licitação. Impressionante.
Você deveria ajudar na solução junto ao site, só reclamar não resolve
qualquer coisa menos as tranqueiras da alstom
Gostaria muito de ver fabricantes diferentes, como a CRRC, ou a Hitachi, chega de Alstom pelo amor, fabricante podre só faz porcaria