O Metrô entregou nesta segunda-feira, 23, duas novas escadas na plataforma leste, sendo uma fixa e outra rolante, na estação Vila Prudente, da Linha 2-Verde.
Ambas as escadas estão localizadas entre o mezanino e a plataforma. A área inaugurada também conta com um novo deck entre as escadas para os passageiros.
As novas estruturas fazem parte de um conjunto de obras que visam a ampliação do Complexo Vila Prudente, que conta ainda com a estação homônima da Linha 15-Prata, também do Metrô.
Desde o início da ampliação, o projeto já instalou e disponibilizou outras nove escadas rolantes e quatro fixas, além da entregar uma nova área de interligação e acessos.
As obras seguem e ainda estão previstas concluir a área comercializável, onde poderão ser disponibilizadas lojas e serviços e a readequação das salas operacionais, além da modernização da área de interligação e acessos.
O investimento total previsto de todo o projeto é de R$ 56,7 milhões.
Todo o conjunto de obras de ampliação do Complexo Vila Prudente é necessário devido ao aumento de fluxo de passageiros que deve ocorrer com a entrega das ampliações das linhas 2-Verde e 15-Prata nos próximos anos.
Aí no futuro o problema será outro: na Linha 2 teriam de aumentar o tamanho dos seus trens (claro que isso não é possível) para dar conta da nova demanda vinda desde Guarulhos.
Vai melhorar a transferência em Vila Prudente, mas vai piorar bastante o embarque de manhã na L2.
Pior ainda vai ser para quem estiver depois de V. Prudente (Tamanduateí em diante).
Só mesmo o loop de Anália Franco (caso seja bem operado de fato) para tentar amenizar um pouco deste problema futuramente.
Eu NÃO vou ser prejudicado por nada disso (apesar da minha “insistência” no assunto).
Mas nem por isso finjo que está tudo bem, como muitos o fazem (aliás, muitos são de linhas que serão beneficiadas com isso, e, deste modo, apoiam irrestritamente e incondicionalmente).
Enfim, não sou de “esconder Sol com peneira”.
Com a mudança de demanda pós pandemia é possível q a linha n entre em colapso mesmo chegando em guarulhos, e não só por conta da mudança de demanda mas pelo tempo de carência da demanda atingir os níveis estudados após a linha inaugurar, até esse pico chegar a L19 já estará abrindo, aliviando a L2, no final das contas as duas expansões estão andando quase que juntas como foi pensado