Alstom fornecerá sistema de sinalização ETCS para as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da ViaMobilidade

Novo sistema tem custo estimado em R$ 1 bilhão. ETCS deverá ter integração com o sistema ATO que permite o controle automático dos trens, além de possibilitar a redução dos intervalos no horário de pico
Linha 8 e 9 ganharão sistema ETCS da Alstom (Jean Carlos)
Linha 8 e 9 ganharão sistema ETCS da Alstom (Jean Carlos)

A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, deverá firmar um novo contrato junto à Alstom para a implantação do novo sistema de sinalização ETCS.

A informação consta da AGE realizada no dia 25 de novembro, mas que foi tornada pública apenas no final de dezembro. Na ata consta a aprovação pela CCR e pela Ruas Invest da celebração do contrato junto à Alstom Brasil Energia e Transportes Ltda.

Assembleia Geral Extraordinária de 25 de novembro (ViaMobilidade)
Assembleia Geral Extraordinária de 25 de novembro (ViaMobilidade)

A implantação do novo sistema de sinalização será formalizado através do 1º termo aditivo ao contrato de concessão das linhas 8 e 9 que deverá ser firmado no começo de 2025.

O sistema ETCS Onvia da Alstom deverá substituir o atual sistema ATC. Suas funcionalidades são semelhantes ao CBTC, com a vantagem de ser um sistema interoperável e de múltiplos fornecedores. O sistema ETCS deverá ter interação direta com a sinalização ATO em implantação nos ramais.

Sistema de sinalização ETCS (Alstom)
Sistema de sinalização ETCS (Alstom)

O custo estimado para a implantação do ETCS nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda será de R$ 1,025 bilhão. Os investimentos deverão ser parcialmente providos pelo estado em um acordo fiscal que equilibrará as penalidades da concessionária.

Não há previsão de quando o novo sistema deverá ser totalmente implantado nas linhas 8 e 9.

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5 comments
    1. Depende. Se a Via Movilidade ficar pedindo coisas fora do padrão, como a CMSP fez, vai demorar.
      Se a Alstom conseguir implementar alguma solução de prateleira sera rapido assim como foi na Linha 1 do Metro de Santiago (que alias foi a mesmíssima Alstom Brasil que implementou la).

  1. Muito bom que esse projeto esteja em vias de começar, enterrando de vez aquele contrato tenebroso da gestão Serra que previa sistemas diferentes em cada par de linha (entre ATO e CBTC). Que essas concessões enterrem esse contrato tenebroso nas demais linhas.😃

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