O governo do estado deverá assinar um novo aditivo ao contrato da Linha 6-Laranja de metrô junto à Linha Uni em breve e que prevê sua expansão em dois sentidos.
Em reunião realizada em 20 de dezembro, a Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões(CMCP), órgão do governo do estado de São Paulo responsável por acompanhar as concessões à iniciativa privada, recomendou a assinatura do Termo Aditivo nº 03 do contrato assinado em 2013.
Ele prevê a implantação de duas novas estações após Brasilândia e outras quatro paradas após São Joaquim chegando até a região da Mooca.
Segundo a CMSP, o novo aditivo irá:
- formalizar o procedimento de elaboração, entrega e ressarcimento/reequilíbrio dos estudos necessários às análises de viabilidade e vantajosidade da implantação da Fase III e Tramo Sudeste da Linha 6 – Laranja de metrô;
- estabelecer regras e diretrizes a serem seguidas pelo Poder Concedente e pela Concessionária para liberação dos imóveis públicos e privados necessários à implantação da Fase III e Tramo Sudeste;
- autorizar a Concessionária a adotar todas as providências necessárias para a obtenção da licença ambiental prévia e da licença ambiental de instalação da Fase III e Tramo Sudeste da Linha 6 – Laranja;
- promover alterações contratuais;
- estabelecer procedimentos e diretrizes a serem seguidos pelo Poder Concedente e pela Concessionária na hipótese de inclusão de investimentos adicionais à Concessão.
Ligação com a Linha 16-Violeta
A chamada “Fase III” inclui as estações Morro Grande e Velha Campinas, com quase 3 km de extensão. As vias e novas paradas serão construídas pelo método NATM, ou túnel mineiro, que prevê a escavação por etapas em vez do uso do tatuzão.
É uma proposta mais curta do que a ideia original, que incluía ainda as estações Vila Clarice, onde haveria a ligação com a Linha 7-Rubi, e Bandeirantes, próximo à rodovia de mesmo nome.
Já o Tramo Sudeste pretende levar a Linha 6-Laranja até o encontro da Linha 10-Turquesa e no futuro com a Linha 16-Violeta na estação Parque da Mooca/São Carlos.
A ligação faz parte dos planos da Acciona, construtora por trás da Linha Uni, que está interessada assumir a Linha 16.
Além de Parque da Mooca estão previstas as estações Aclimação, Cambuci e Monumento.
Esse nome “Velha Campinas” é uma ofensa aos moradores da região. Tantas denominações para se dar e deram essa totalmente sem nexo…
Nome provisório, até ser definido.
O nome tem a ver com a antiga denominação da Av. Raimundo Pereira de Magalhães, que fazia parte da Estrada Velha de Campinas
Essa empresa tá indo tão bem, porque não colocar a estação da linha 10 [São Carlos-Parque da Mooca] pra eles construírem também?
Demorou!!!
Seria um caos se esta linha terminasse na estação São Joaquim.
Nada como repensarem as coisas, enquanto elas ainda estão saindo do papel. Fosse sempre assim…
vai chegar no Cambuci antes do imaginado!
sou morador e achei que nunca ia chegar e parece que o andamento dessas obras é a primeira vez que está andando bem em São Paulo
estou esperançoso!
Não sei como foram os estudos, mas uma conexão nunca é demais. Deveriam chegar até Vila Clarice e cruzar novamente a linha 7.
Acho que uma conexão Vila Clarice, só iria fica lotada na primeira estação (vindo Francisco morato, perus… ), seria melhor ir sentido taipas.
Uma pena não irem ´até Vila Clarice, espero que um novo aditivo ocorra daqui a 2 anos, quando tiverem chegando na estação Velha Campinas. Será um pequeno trecho adicional para a empresa mas um ganho enorme para a população