Governo abre caminho para expansão da Linha 6-Laranja de metrô

Reunião de comissão de concessões recomendou assinatura de aditivo com a Linha Uni para extensão até do ramal até Mooca e Velha Campinas
Máscara do novo trem da Linha 6-Laranja
Novo trem da Linha 6-Laranja (Linha Uni)

O governo do estado deverá assinar um novo aditivo ao contrato da Linha 6-Laranja de metrô junto à Linha Uni em breve e que prevê sua expansão em dois sentidos.

Em reunião realizada em 20 de dezembro, a Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões(CMCP), órgão do governo do estado de São Paulo responsável por acompanhar as concessões à iniciativa privada, recomendou a assinatura do Termo Aditivo nº 03 do contrato assinado em 2013.

Ele prevê a implantação de duas novas estações após Brasilândia e outras quatro paradas após São Joaquim chegando até a região da Mooca.

Segundo a CMSP, o novo aditivo irá:

  • formalizar o procedimento de elaboração, entrega e ressarcimento/reequilíbrio dos estudos necessários às análises de viabilidade e vantajosidade da implantação da Fase III e Tramo Sudeste da Linha 6 – Laranja de metrô;
  • estabelecer regras e diretrizes a serem seguidas pelo Poder Concedente e pela Concessionária para liberação dos imóveis públicos e privados necessários à implantação da Fase III e Tramo Sudeste;
  • autorizar a Concessionária a adotar todas as providências necessárias para a obtenção da licença ambiental prévia e da licença ambiental de instalação da Fase III e Tramo Sudeste da Linha 6 – Laranja;
  • promover alterações contratuais;
  • estabelecer procedimentos e diretrizes a serem seguidos pelo Poder Concedente e pela Concessionária na hipótese de inclusão de investimentos adicionais à Concessão.
Linha 6-Laranja: Estações da expansão ao norte (Jean Carlos)
Linha 6-Laranja: Estações da expansão ao norte (Jean Carlos)

Ligação com a Linha 16-Violeta

A chamada “Fase III” inclui as estações Morro Grande e Velha Campinas, com quase 3 km de extensão. As vias e novas paradas serão construídas pelo método NATM, ou túnel mineiro, que prevê a escavação por etapas em vez do uso do tatuzão.

É uma proposta mais curta do que a ideia original, que incluía ainda as estações Vila Clarice, onde haveria a ligação com a Linha 7-Rubi, e Bandeirantes, próximo à rodovia de mesmo nome.

Já o Tramo Sudeste pretende levar a Linha 6-Laranja até o encontro da Linha 10-Turquesa e no futuro com a Linha 16-Violeta na estação Parque da Mooca/São Carlos.

A ligação faz parte dos planos da Acciona, construtora por trás da Linha Uni, que está interessada assumir a Linha 16.

Além de Parque da Mooca estão previstas as estações Aclimação, Cambuci e Monumento.

Linha 6-Laranja: Estações da expansão ao sul (Jean Carlos)
Linha 6-Laranja: Estações da expansão ao sul (Jean Carlos)

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9 comments
  1. Esse nome “Velha Campinas” é uma ofensa aos moradores da região. Tantas denominações para se dar e deram essa totalmente sem nexo…

    Responder moderated
  2. vai chegar no Cambuci antes do imaginado!

    sou morador e achei que nunca ia chegar e parece que o andamento dessas obras é a primeira vez que está andando bem em São Paulo

    estou esperançoso!

  3. Uma pena não irem ´até Vila Clarice, espero que um novo aditivo ocorra daqui a 2 anos, quando tiverem chegando na estação Velha Campinas. Será um pequeno trecho adicional para a empresa mas um ganho enorme para a população

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