O Metrô de São Paulo decidiu nesta sexta-feira, 27, pela proposta mais vantajosa para a compra de 44 novos trens que deverão ser utilizados na ampliação da Linha 2-Verde.
O processo de compra ocorreu por meio de concorrência eletrônica. O valor estimado do contrato pela Companhia do Metropolitano é de R$ 3,7 bilhões. A compra dos trens está sendo realizada via Secretaria dos Transportes Metropolitanos
Duas proponentes enviaram lances para este certame, sendo elas:
Proposta 1 (CRRC)
– R$ 3,104 bilhões (Proposta original R$ 3,617 bilhões)
Proposta 2 (Alstom)
– R$ 3,121 bilhões (Proposta original R$ 3,740 bilhões)
O valor mais baixo ofertado foi de R$ 3,104 bilhões pela empresa chinesa CRRC. A proposta teve 17,1% de desconto do orçamento do Metrô.
A proposta da CRRC possuí nove itens a serem atendidos. A documentação e o projeto do trem tem valor de R$ 55,7 milhões enquanto a fabricação do trem em si tem custo de R$ 2,8 bilhões, ou seja, R$ 64,5 milhões por cada trem de seis carros.
Os sobressalentes (peças de reposição), deverão ser o segundo item mais caro do contrato, com valor de R$ 138,4 milhões. A empresa ainda deverá oferecer treinamentos, simuladores, sistema de monitoramento de via, chaves e módulos de cabine UTO para condução sem a presença de um operador.
O Metrô procederá com a análise dos documentos de habilitação. Caso a empresa apresente regularidade fiscal, jurídica e econômica o contrato poderá ser homologado.
A aquisição dos novos trens deverá atender a demanda futura da Linha 2-Verde que será expandida de Vila Prudente até Dutra. Além disso, possibilitará a desativação de 11 composições da Frota E, que foram fabricados no final dos anos 90 e são a única frota de trens em São Paulo sem ar-condicionado.
20 milhões a menos.
isso se chama dumping ( governo é dono da crrc e subsidia para poder ganhar os contratos) concorrência desleal
na Europa a crrc está quase que proibida de participar de cotações inclusive teve alguns projetos rescindidos por uma comissão devido a discrepância de valores.
E a Alstom só não vai a falência porque o governo francês subsidia
Governo chinês subsidiando parte do valor dos trens que seriam pagos 100% por nós. Só vantagens.
Excelente notícia. Finalmente concluída essa licitação. Agora é torcer para a documentação estar de acordo para homologação do resultado e assinar o Contrato.
@Thiago, Lembrando que o total da licitação vencedora, é de $ 3.104 bilhões de reais, Valor aproximado de 0,6% menor que a 2a colocada. Nesse caso $ 20 milhões de reais significa 0,6% ou seja, muito próximo ao 2o colocado em percentual. Logo, ñ se caracteriza nada, dentro do processo licitatório. Lembrando que ainda faltam verificar outros itens da licitação.
Excelente notícia!
Muito bom!! Vai ser legal ver os trens da CRRC pela primeira vez circulando no Metrô de SP.
E realmente excelente notícia para a futura empresa concessionária que irá comprar no futuro a linha 2, já irá comprar a linha com trens novinhos, excelente…, Se este governo tivesse um minimo de bom senso, economizaria este dinheiro, visto que ele quer acabar com todo o patrimônio público para beneficiar as futuras concessionária de transporte e as empresas privadas, elas que arrcassem com esta compra…
Olá Sr. Jean e amigos presentes
Então está bom, por míseros 17,2 milhões, deixa-se de construir aqui esses trens e vamos comprar la na China e depois ficam reclamando que falta empregos, a linha laranja comprou aqui os trens então eles podem ter errado não e mesmo? E na mesma linha de montagem está produzindo composições para o Chile. Se essa empresa quer mesmo fornecer essas unidades porque não montão uma fábrica aqui, corre-se o risco de ver fechar a Alston, a Roten e a CAF, e quem vai financiar essa compra? Nas licitações mais antigas era uma da exigência ter fabrica aqui no Brasil e essas são as sementes do desemprego que estamos plantando hoje.
só tivemos dois concorrentes, e a Alstom já está fabricando trens para a Linha 6, coisa que vai levar mais de 1 ano, fora a manutenção das linhas 8 e 9 e também os trabalhos de CBTC na linha 3, eu acredito que a entrega desses trens por aqui seria um pouco mais atrasado que o comum
Olá sr Samuel, tudo bem com o sr? Desejo que sim!
Eu acho que o pessoal da Alstom não seria tão irresponsável de entrar numa concorrência desse porte sem ter condições técnicas para isso, e recentemente ela concluiu a entrega das 28 composições da linha Esmeralda e ela tem outras linhas de montagem em outros países inclusive na China, eu não sou contra a CRRC, porém se a gente quiser manter um pouco da indústria ferroviária funcionando, tem que se exigir um mínimo de contrapartida, a única coisa que estanhei foi o fato da espanhola CAF não aparecer nesse baile, eu vi o portfólio deles, é surpreendente. Até mais
Ja tem um tempo que a CAF jogou a toalha. Se não me engano não fabricou mais nada depois da serie 8500 da CPTM.
Desde entao a Alstom ja pegou contratos com a CCR, Metro de Santiago, Linha Uni entre outros.
Tudo sim e com você?
Eu já tenho uma pulga atrás da orelha, visto que a mesma Alstom atrasou na entrega dos 8900 tendo também que retornar duas composições para manutenção, lembrando que ela foi feita inspirada na série 9000, e na época, o mesmo modelo levou anos para entrar em operação, se for tão conflituosa como a original, será uma pedra no sapato da fabricante em seu caminho para produzir estes 44 novos trens.
Quando a CRRC pegou junto com a Comporte a Linha 7 e o TIC Norte, ela se comprometeu a abrir uma fábrica no Brasil, vamos esperar que ela cumpra essa promessa, pois vai ser muito vantajoso para o Brasil e para a CRRC.
Podiam comprar a fabrica da CAF ou de alguma outra que ja nao fabrica mais nada aqui