Audiências públicas da Linha 10 e do Trem Intercidades para Sorocaba serão marcados para este semestre

TIC Eixo Oeste e Lote ABC Guarulhos, que inclui o VLT da Linha 14-Ônix, são os próximos projetos após leilão das linhas 11, 12 e 13 da CPTM
Trem regional
Trem regional (Rotem)

O leilão das linhas 11, 12 e 13 da CPTM está marcado para o final de março e, se não atrasar, deverá ser seguido por outros dois projetos que hoje são os mais adiantados na pauta do governo.

O primeiro é o chamado Lote ABC Guarulhos, que inclui a Linha 10-Turquesa e o projeto da Linha 14-Ônix, um VLT mais robusto que ligará o ABC com Guarulhos em um trajeto nas bordas da região metropolitana.

O segundo é o TIC Eixo Oeste, o trem regional que fará a ligação entre São Paulo e Sorocaba. O plano da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) é colocar os dois projetos em audiência pública neste semestre.

Segundo Rafael Benini, chefe da pasta, as linhas 10 e 14 devem ter a audiência pública até março. A previsão original era que isso ocorresse no último trimestre de 2024, mas houve atrasos.

Secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini (Jean Carlos)

Planejado pela CPTM há tempos, a Linha 14 será implantada em fases, começando pela parte central. O modal de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) deve ser diferente do visto em sistemas em funcionamento no Rio de Janeiro e Baixada Santista.

Isso porque o ramal será essencialmente segregado e com capacidade mais elevada. No entanto, detalhes técnicos ainda são escassos.

Segundo a SPI, a linha terá 32 km, 22 estações e demanda para 600 mil passageiros. Apenas 23% das vias serão em superfície, o que permitirá uma velocidade média mais elevada.

Convivência com a ViaMobilidade

O Trem Intercidades para Sorocaba, por sua vez, tem previsão de audiência no segundo trimestre. O projeto também tem poucos detalhes conhecidos, mas estima-se uma demanda de 50 mil passageiros por dia.

A linha terá quatro estações: Água Branca, São Roque, Sorocaba e uma quarta parada no mesmo município.

Concessão das linhas 10-Turquesa e 14-Ônix
Concessão das linhas 10-Turquesa e 14-Ônix (GESP)

Ainda não está claro o quanto das vias da Linha 8-Diamante podem ser compartilhadas, o que é uma vantagem e ao mesmo tempo uma desvantagem.

Ao usar a infraestrutura existente, o projeto se tornará mais barato e atraente, mas por outro lado tornar as operações da ViaMobilidade e da nova concessionária mais limitadas.

Não se sabe também se, a exemplo do TIC Eixo Norte, haverá algum serviço parador e outro ligando Sorocaba direto à capital.

Traçado provisório do Trem Intecidades para Sorocaba (GESP)

Um projeto empurra outro

Em recente declaração, Benini observou que os dois projetos sobre trilhos devem ser leiloados ainda em 2025, mas atrasos são possíveis.

Segundo ele, tudo dependerá do andamento do leilão das linhas 11, 12 e 13. Se ele foi postergado, os outros projetos também serão empurrados para frente.

1 comment
  1. VLT robusto?? Piada!! A Linha 14-Ônix precisa ser em trem convencional, até como forma de compartilhar e compatibilizar a infraestrutura, reduzindo custo e permitindo um intercâmbio. Isso está me cheirando ao meio retrocesso que ocorreu na troca da Linha 18 por um BRT.

    E para mostrar como a SPI está perdida, na imagem do mapa, eles mostram um traçado, e no diagrama, outro traçado. A conexão com a Linha 13 será em Bonsucesso e não em Cecap.

    Quem olhar o material de concessão das linhas 11, 12 e 13, verá diversos erros de demanda futura em todas as linhas atuais e projetadas. São um bando de amadores.

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