Passarela metálica da Estação Júlio Prestes é totalmente removida

Estrutura não era original da estação e foi removida por etapas. Processo de restauro visa devolver a estação às condições originais da época de sua inauguração
Estação Júlio Prestes após remoção da passarela (Jean Carlos)
Estação Júlio Prestes após remoção da passarela (Jean Carlos)

A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, concluiu no final de 2024 a remoção da passarela metálica da Estação Júlio Prestes.

A estação histórica construída pela Estrada de Ferro Sorocabana está passando por um restauro estético para recuperar suas características originais.

Passarela da Estação Júlio Prestes antes e depois (Jean Carlos)
Passarela da Estação Júlio Prestes antes e depois (Jean Carlos)

Originalmente, a estação não possuía a passarela metálica que ficava na extremidade oeste das plataformas. Esta foi implantada pela FEPASA nos anos 70.

O trabalho de desmontagem da estrutura exigiu a interdição da operação durante alguns dias. A remoção da passarela não afeta a operação, uma vez que ela já estava interditada há vários anos desde a gestão da CPTM.

Estação Júlio Prestes sem passarela (Jean Carlos)
Estação Júlio Prestes sem passarela (Jean Carlos)

Agora sem a passarela metálica, o visual da estação ficou mais limpo, com um panorama amplo da gare sem a obstrução do equipamento.

O restauro da estação segue em várias frentes. A empresa responsável pelas obras é a Concrejato, a mesma que realizou o restauro da Estação Luz.

3 comments
    1. Pelo que sei, ela não pode ser feita por ser uma estação tombada (https://www.gov.br/iphan/pt-br/assuntos/noticias/conjunto-da-estacao-julio-prestes-sp-recebe-tombamento-definitivo-do-iphan), poderiam sim fazer algo no externo, como ideia, uma ligação aonde fica o “Boulevard” Maestro João Carlos Martins, seguindo por debaixo do estacionamento da Sala São Paulo, até o estreio aonde passa a ferrovia da linha 10-Turquesa e a estação Júlio Prestes, até chegar na plataforma 1 da Estação Júlio Prestes (pena que não dá para postar imagens aqui, mas se conseguir algum indexador de imagens tento colocar), mas obvio que para isso, além de ter que se desfazer de alguma percalços (como pro exemplo, um equipamento de ar condicionado que fica nessa “via morta” do lado direito da estação Júlio Prestes (para que vê a estação sentido Itapevi)), talvez o maior problema seria a distancia entre as estações, poderiam até mesmo fazer um túnel entre essas estações, com a ideia que sugeri, mas não podem fazer uma conexão direta entre as estações, por causa do tombamento histórico.

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