O governador Geraldo Alckmin visitou nesta segunda-feira (15) a fábrica de aduelas da Linha 6-Laranja localizada em Perus, próximo ao encontro do Rodoanel Oeste e o futuro Rodoanel Norte, em obras. No local, ele confirmou que os dois tatuzões da linha começarão a escavar os túneis em breve.
O primeiro deles, cuja imagem o blog publicou há poucos dias na China, tem previsão de chegada em maio e deve começar a escavar em setembro. Ao contrário do que se pensava, esse primeiro shield é o que escavará em direção a São Joaquim a partir do poço Tietê – até então, a informação que circulava era que o primeiro deles seguiria em direção ao pátio Morro Grande.
Segundo Alckmin, o segundo tatuzão chegará em setembro e iniciará seu trabalho de escavação em 2017. Seu trecho, de cerca de 5 km, embora menor que o primeiro (10 km) tem uma tarefa diferente já escavará rocha presente do subsolo da região.
Caso os prazos sejam cumpridos, a cidade de São Paulo terá um intervalo de apenas três meses entre o fim do trabalho de um tatuzão e o início de outro. Isso porque um dos três shields usados nas obras da Linha 5-Lilás completará seu trabalho em junho se tudo correr bem. Com isso, São Paulo terá ganho seis novos túneis escavados por tuneladoras nesta década: um na Linha 4, já em operação, três na Linha 5 e mais dois na Linha 6 – total que poderia ser maior caso as obras da extensão da Linha 2 não tivesse sido suspensa. Lá também há previsão de uso do equipamento.
A Linha 6-Laranja é a primeira PPP (Parceria Público-Privada) a construir e operar uma linha de metrô no Brasil. O consórcio MoveSP planeja iniciar operação em 2020 e terá 19 anos para explorar o ramal antes de repassá-lo ao governo.
E Que a Linha 6 Laranja Ligue de Brasilândia Até o Centro da Cidade de Rio Grande da Serra, no ABC
Se Deus, quiser , Michell!