A prometida extensão do Expresso Leste da Linha 11-Coral até o município de Mogi das Cruzes deve ser concluída até abril, segundo informações obtidas pelo site. Hoje o serviço expresso, com intervalo de 4 minutos, só funciona até a estação Guaianases e para seguir viagem de lá os passageiros precisam trocar de plataforma de composição, embora algumas viagens sigam direto fora do horário comercial.
No entanto, a ideia do governo Doria é que o Expresso Leste funcione em tempo integral até a estação Estudantes, terminal da linha 11. O plano consta de uma série de medidas de “impacto” que o novo governador quer implantar nos primeiros 30 dias de sua gestão.
Internamente, a CPTM trabalha para que o Expresso Leste funcione até Mogi das Cruzes a partir de fevereiro ainda no chamado horário de “vale”, das 9h às 15h, e com intervalos de 8 minutos. Em março o serviço começaria às 8h e finalmente em abril os trens seguiriam até Estudantes durante todo o dia em intervalos de 8 minutos – nos horários de pico haveria ainda composições num looping interno até Guaianases que reduziria o intervalo para 4 minutos.
Para testar o novo formato, a CPTM passou a levar todos os trens até Mogi neste sábado e deve repetir esses testes amanhã (20) e também no próximo fim de semana, inclusive no feriado do dia 25, uma sexta-feira.
No entanto, para atingir essa meta a companhia precisa que duas novas subestações de energia em Dom Bosco e Patriarca entrem em funcionamento, o que deve ocorrer entre o final de março e começo de abril. Além disso, espera-se que 29 composições estejam disponíveis no horário de pico entre trens da Série 8500 e 9000, porém, apenas a primeira seguirá até Estudantes.
Movimento de mais de 200 mil pessoas
A ideia de levar o Expresso Leste até Mogi das Cruzes já é conhecida há tempos mas esbarra na falta de infraestrutura e de trens para virar realidade. Com quase todos os novos trens da encomenda de 65 unidades entregues. que possibilitaram a retirada dos velhos trens da Série 4400, e as modernizações efetuadas nos últimos anos, a CPTM finalmente possui condições de implementar essa mudança que deve melhorar significativamente o conforto e tempo de viagem de um imenso público estimado em mais de 200 mil pessoas diariamente.
Agora só falta cumprir com a promessa da Linha 12 em Suzano.
Tomara que as coisas caminhem bem e logo esse projeto se concretize. E eu tava aqui curioso: não existe planos da CPTM de fazer essa “unificação” dos ramais também nas linhas 7 e 8?