Como parte de uma “cortina de fumaça” lançada para justificar o cancelamento da Linha 18-Bronze de metrô, o governo do estado confirmou a aposentadoria dos trens da Série 2100 na Linha 10-Turquesa os chamados “trens espanhois”, já a partir da próxima quarta-feira dia 10 de julho.
Para isso a CPTM fará uma troca de trens que inclui as composições da Série 8000, hoje exclusivas da Linha 8-Diamante. A informação havia sido adiantada pelo perfil Paparazzi Ferroviário na semana passada.
Com isso, a Linha 10-Turquesa contará com trens mais modernos das séries 7000, 7500 e 3000, que têm desempenho mais adequado para trechos urbanos. Além disso, sua acessibilidade é superior graças ao maior número de portas. Em tese, a adoção dessas composições deve fazer o tempo de viagem cair e consequentemente a quantidade de trens necessários na operação.
“Metrô de superfície”
O secretário dos Transportes Metropolitanos Alexandre Baldy se utilizou de um velho expediente dos tempos do governo de José Serra (PSDB), o de prometer a CPTM com qualidade de metrô. Segundo o ex-deputado federal por Goiás, a Linha 10 se tornará um “metrô de superfície” após as reformas pretendidas pela gestão.
Entre elas estão a renovação das estações e a construção da nova estação Pirelli, que foi desativada há anos. Segundo o vice-governador Rodrigo Garcia, “essa ação permitirá o início da extensão do Expresso ABC”.
Todos esses projetos já foram estudados pela CPTM anos atrás, mas não saíram do papel por falta de recursos, assim como a modernização da sinalização que é capaz de melhorar a velocidade do serviço.
Boa parte das estações da Linha Turquesa ainda mantêm uma estrutura herdada dos tempos da CBTU, a companhia federal que as recebeu da RFFSA. Elas têm acessibilidade deficiente além de sofrerem com alagamentos no período de verão.
so uma duvida: se a cptm ira coloca os trens da serie 7000 na linha 10 e os da serie 8000 na linha 9, sera que a cptm ira coloca outros trens na linha 8 diamante no lugar desses 10 trens da serie 8000 que irão pra linha 9 esmeralda?
a linha 8 possui 36 trens e só utiliza 20 e por isso da pra jogar alguns pra linha 9 e os da linha 9 série 7000 vai pra linha 10. É a famosa gambiarra brasileira. kkkkk
Corrigindo um ponto, a linha 10 turquesa não foi repassada da Fepasa para a CBTU, a cronologia correta é SPR/EFSJ/RFFSA/CBTU e enfim CPTM.
FEPASA era somente as atuais linhas 8 e 9.
E a aposentadoria da série 2100 fará a linha 10 ter trens novos sim, porém com muito menos lugares sentados, pois é notório que os trens novos tem poucos bancos.
Olá, Luis, obrigado pela correção. É a emoção com tantas notícias…rs
Bem observado ! É inegável que o 2100 está defasado faz tempo e não foi projetado para atender esse tipo de trajeto… Mas oferece bem mais lugares e tem “salão bem mais amplo”. De qualquer forma, merece ser lembrado como um bom trem.
O 2100 colocou o transporte metropolitano na dignidade que o passageiro merece prestou cerca de 20 anos de serviço na Espanha e outro 20 conosco cumpriu seu papel
Agora não adianta colocar trens novos e modernos e manter esse sistema de sinalização ultrapassado tecnologia dos anos 1950 aí é só pra enganar os anganados