Primeiro trem chinês da Linha 13-Jade desembarca no Brasil nesta quinta-feira

Composição da Série 2500 da CPTM foi fabricada pela empresa CRRC-Sifang e havia saído da China em junho. Outras sete composições devem ser entregues em 2019
O novo Série 2500 da CPTM: estreia marcada (CRRC)

Chega ao Brasil nesta quinta-feira (05) o primeiro trem da Série 2500 adquirido pela CPTM para ser usado na Linha 13-Jade. Fabricado pela empresa CRRC-Sifang na China, o novo trem havia sido enviado em junho e tinha previsão de desembarcar em Santos no mês passado, mas o navio só atracou no porto nesta quarta-feira.

Segundo a CPTM, o trem será transportado por carreta até a Oficina Presidente Altino, em Osasco, onde passará por vários testes no sistemas elétrico, mecânico e de sinalização para então ser enviado para a Linha 13, que liga o sistema metroferroviário ao Aeroporto de Guarulhos.

A grande questão está no tempo que esses testes precisarão para estarem aptos à operar. As séries mais recentes recebidas pela CPTM tiveram um período de testes extremamente longo. A Série 8500, fabricada pela CAF, por exemplo, só entrou em serviço um ano depois de ser entregue para a companhia. Detalhe é que a fabricante espanhola já havia produzido dezenas de trens para a CPTM e deveria em tese estar preparada para atender os requisitos da cliente.

Há uma grande expectativa sobre os novos trens da Série 2500, os primeiros a contar com bagageiros sobre os assentos e entre as passagens dos vagões. Eles também trazem como diferencial um mapa dinâmico de estações e botão de abertura das portas, inéditos em São Paulo, além de serem importados, ao contrário dos atuais trens operados pela CPTM, todos montados no país – com exceção de composições mais antigas como a Série 2100.

Caso sua adaptação seja rápida e a qualidade, acima da média, será um duro golpe na indústria ferroviária “nacional”, na verdade, diversas empresas estrangeiras com áreas de montagem no Brasil. Já na licitação da Série 2500, a desvantagem de preço ficou nitida. Tanto Rotem quanto CAF, que têm unidades no interior de São Paulo e estavam fabricando trens na época, pediram muito mais pelas oito unidades encomendadas pela CPTM, R$ 10 milhões e R$ 80 milhões, respectivamente.

Desconto

Em relação aos trens chineses, a entrega da primeira unidade ocorrerá pouco mais de dois anos após a assinatura do contrato, em 2017. Segundo o edital da licitação, todos os trens deveriam ter sido entregues até julho, no entanto, mas o atraso da fabricante chinesa é pequeno se comparado ao que Rotem e CAF praticaram na encomenda de 65 unidades.

A CAF, aliás, ainda deve um trem da Série 8500 para a CPTM e que estava prestes a ser enviado, segundo revelou o perfil Paparazzi Ferroviário recentemente (veja abaixo). A fabricante espanhola, aliás, teve seu contrato reduzido em R$ 656 mil nesta semana, passando a constar um valor total de R$ 1.010.822.474, 92 para entregar 35 composições, pouco para uma empresa que levará quatro anos para fornecer esses trens.

Total
19
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
4 comments
  1. Nossa, então é mais barato importar? E porque essa diferença absurda entre as “nacionais”? 70 milhões de diferença é muita coisa… A diferença de qualidade das linhas 8500 e 9500, para efeitos de comparação, é mínima.

  2. As composições são bonitas.

    Diferença de 70 milhões de reais entre as que são produzidas no Brasil e as chinesas…

    Imaginem o quanto de mãos devem ser molhadas para produzir por aqui…

Comments are closed.

Previous Post

Governo volta a testar pagamento da tarifa com QR Code

Next Post

Metrô e CPTM reforçam operação com paralisação dos ônibus em São Paulo

Related Posts