Estação AACD-Servidor passa a contar com portas de plataforma

Equipamento iniciou operação no fim de semana na parada, quarta a contar com recurso de segurança
Portas de plataforma em AACD-Servidor: quarta estação a receber equipamento na Linha 5

De forma lenta e bem distante do cronograma original, a instalação das portas de plataforma da Linha 5-Lilás tem avançado. Neste fim de semana, segundo anunciou o presidente do Metrô, Silvani Pereira, em seu perfil nas redes sociais, a estação AACD-Servidor passou a contar com as PSDs ainda em funcionamento experimental. Segundo o executivo, em breve o equipamento passará a operar em horário integral.

Com AACD, apenas quatro das 17 estações contam as portas de plataforma funcionais. A primeira foi Adoldo Pinheiro, inaugurada com elas, mas em funcionamento semiautomático. Em junho foi a vez de Brooklin estrear o recurso e uma semana depois Santa Cruz passou a contar com as PSDs. Desde então, os trabalhos têm seguido na montagem das estruturas nas estações Hospital São Paulo, Eucaliptos e recentemente em Borba Gato.

Outras quatro estações do ramal que deveriam ter sido inauguradas com as PSDs devem ser as próximas a recebê-lo: Alto da Boa Vista, Campo Belo, Moema e Chácara Klabin, uma das mais movimentadas. Só então a Bombardier provavelmente focará seus trabalhos nas seis estações originais da Linha 5 e que não foram projetadas para receber essa estrutura. Por essa razão, deve haver algum tipo de reforço nas plataformas e outras adaptações.

A estação AACD-Servidor, por atender a uma região com diversos hospitais, era uma das que mais necessitava do equipamento. Não há prazo divlugado para que o serviço seja concluído em todas as demais paradas, mas nota-se uma maior pressão na fabricante canadense para que tire o projeto do papel após atrasos injustificáveis.

Mais portas

O Metrô de São Paulo deve passar a contar com mais portas de plataforma nos próximos anos. Além da instalação nas estações terminais, parte de um contrato já em execução, a companhia acaba de licitar um projeto maior e que deve ser iniciado em breve para equipar a maior parte das estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.

Confira abaixo como está a evolução da instalação das portas de plataforma:

Mapa da evolução da instalação das PSDs

 

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
2 comments
  1. Sobre a AACD-Servidor, faltou pontuar um aspecto interessante, ainda que corramos o risco de desvio em relação ao tema. A linha 695X-10 – Terminal (CPTM) Grajaú – Metrô Vila Mariana, da Bacia 6, azul clara, passará a ter como TS (Terminal Secundário) a Estação da Rua Pedro de Toledo X Av. Prof. Ascendino Reis. Em vez de “Metrô Vila Mariana”, o letreiro indicará “AACD-Servidor”.

Comments are closed.

Previous Post
Sistema tem 41 estações

Agora, governo do Rio fala em retomar obras da estação Gávea ainda em 2019

Next Post

CPTM irá retomar instalação do CBTC nas linhas 10-Turquesa e 11-Coral neste ano

Related Posts