De forma lenta e bem distante do cronograma original, a instalação das portas de plataforma da Linha 5-Lilás tem avançado. Neste fim de semana, segundo anunciou o presidente do Metrô, Silvani Pereira, em seu perfil nas redes sociais, a estação AACD-Servidor passou a contar com as PSDs ainda em funcionamento experimental. Segundo o executivo, em breve o equipamento passará a operar em horário integral.
Com AACD, apenas quatro das 17 estações contam as portas de plataforma funcionais. A primeira foi Adoldo Pinheiro, inaugurada com elas, mas em funcionamento semiautomático. Em junho foi a vez de Brooklin estrear o recurso e uma semana depois Santa Cruz passou a contar com as PSDs. Desde então, os trabalhos têm seguido na montagem das estruturas nas estações Hospital São Paulo, Eucaliptos e recentemente em Borba Gato.
Outras quatro estações do ramal que deveriam ter sido inauguradas com as PSDs devem ser as próximas a recebê-lo: Alto da Boa Vista, Campo Belo, Moema e Chácara Klabin, uma das mais movimentadas. Só então a Bombardier provavelmente focará seus trabalhos nas seis estações originais da Linha 5 e que não foram projetadas para receber essa estrutura. Por essa razão, deve haver algum tipo de reforço nas plataformas e outras adaptações.
A estação AACD-Servidor, por atender a uma região com diversos hospitais, era uma das que mais necessitava do equipamento. Não há prazo divlugado para que o serviço seja concluído em todas as demais paradas, mas nota-se uma maior pressão na fabricante canadense para que tire o projeto do papel após atrasos injustificáveis.
Mais uma estação da Linha 5-Lilás tem portas de plataforma em funcionamento! 🎉
Desta vez foi na Estação AACD-Servidor. O anúncio foi feito ontem pelo presidente do @metrosp_oficial, Silvani Alves Pereira.🚈#metrosp #Linha5Lilás #stmsp pic.twitter.com/vlPf5MkVbe
— Secretaria dos Transportes Metropolitanos SP (@stmsp_oficial) September 29, 2019
Mais portas
O Metrô de São Paulo deve passar a contar com mais portas de plataforma nos próximos anos. Além da instalação nas estações terminais, parte de um contrato já em execução, a companhia acaba de licitar um projeto maior e que deve ser iniciado em breve para equipar a maior parte das estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.
Confira abaixo como está a evolução da instalação das portas de plataforma:
Sobre a AACD-Servidor, faltou pontuar um aspecto interessante, ainda que corramos o risco de desvio em relação ao tema. A linha 695X-10 – Terminal (CPTM) Grajaú – Metrô Vila Mariana, da Bacia 6, azul clara, passará a ter como TS (Terminal Secundário) a Estação da Rua Pedro de Toledo X Av. Prof. Ascendino Reis. Em vez de “Metrô Vila Mariana”, o letreiro indicará “AACD-Servidor”.
ERRATA: A linha não é 695X-10, mas 675-X.