Um gigante capaz de transportar mais passageiros que o que restaria da CPTM. Assim seria uma empresa privada resultante da concessão em bloco das linhas 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda e do Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas. Hoje esses projetos estão divididos em dois lotes – Linha 8 e 9 em um e Linha 7 e TIC em outro -, mas a Secretaria dos Transportes Metropolitanos estuda oferecê-las em um único pacote.
A possibilidade foi admitida pelo secretário da pasta, Alexandre Baldy, à coluna Painel S.A. do jornal Folha de São Paulo. Segundo ela, a concessão prevê um investimento de R$ 7 bilhões, mas o dado parece só incluir o projeto da Linha 7 e do Trem Intercidades, ou seja, o valor seria bem mais alto que isso. De acordo com Baldy, a possibilidade é estudada na modelagem que está sendo feita das duas concessões e prevê que não exista contrapartida financeira do estado.
Caso essa opção seja de fato levada à frente, a concessão transportaria mais passageiros que as demais linhas da CPTM. Teria uma extensão sobre trilhos maior quando houvesse a entrega do trecho em obras na Linha 9, assim como possuíria mais estações que as outras quatro linhas restantes. A frota de trens seria formada por séries mais novas como a 9500, 8000 e 7000, dependendo, é claro, de como seria feita essa divisão.
A hipótese de conceder todas essas linhas em bloco faz suscitar outros desdobramentos. Um deles é tornar o pacote mais atraente para grandes grupos empresariais, inclusive estrangeiros. Como as três linhas são conectadas haveria algum tipo de sinergia entre elas, o que facilitaria a gestão do sistema. Seria diferente, por exemplo, se o governo inserisse a Linha 12, que está desconectada das demais.
Outro cenário possível, desde que previsto no edital, é o de a concessão poder criar serviços interligados em sua rede. Um exemplo seria levar passageiros da Linha 9-Esmeralda até a estação Palmeiras-Barra Funda, onde ficará o Trem Intercidades com destino à Jundiaí e Campinas.
Se o TIC existisse hoje, um passageiro com destino à região da Vila Olímpia teria de ir até Osasco pela Linha 8 e então trocar de plataforma para acessar a Linha 9. Ou, então, ir pela Linha 3 do Metrô até a estação República, fazer a transferência para a Linha 4-Amarela e então chegar à Linha 9 em Pinheiros. Como se trata de um eixo com várias empresas, a Marginal Pinheiros poderia ter essa ligação direta com o trem regional, atraindo usuários e alimentando ambas as linhas.
Restaria à CPTM operar as quatro linhas concentradas na parte leste da Grande São Paulo, ainda assim um sistema bastante imenso e conectado sobretudo pela estação Brás. E que pode ser expandido caso o governo decida seguir com a ampliação da Linha 13-Jade no sentido de Bonsucesso e tire do papel a Linha 14-Ônix, que ligaria Guarulhos ao ABC Paulista por meio de um VLT.
Todas essas dúvidas deverão ser esclarecidas nos próximos meses, quando ambas as concessões terão seus detalhes discutidos em audiências e consultas públicas. A previsão é que os editais sejam publicados no primeiro semestre de 2020.
De qualquer forma vai acontecer, essas linhas já estão entregues para a CCR, só falta assinar
Em Guarulhos ainda não temos um transporte com qualidade, qdo tiver o trem saindo de São Paulo, passando no centro de Guarulhos e indo até Bonsucesso, aí com certeza vai melhorar muito, espero que saia logo do papel essa extensão da linha 13 jade.
Guarulhos e ABC são as 2 regiões mais desprezadas pelo Governo em relação a transportes de Grande/Média capacidade, em Guarulhos ainda há esperança na linha Jade, pessoal do ABC se complicou de vez com a merda do BRT.