Metrô contrata serviço de levantamento topográfico da Linha 19-Celeste

Com prazo de entrega em 16 meses, trabalhos deverão começar em março e servirão para que companhia possa desenvolver o projeto do ramal
Região onde ocorrem as desapropriações em Guarulhos
Região onde ocorrem as desapropriações em Guarulhos (Google)

O Metrô de São Paulo assinou na segunda-feira, 3, um contrato que prevê o levantamento topográfico do trajeto da Linha 19-Celeste, que ligará Guarulhos ao centro de São Paulo. Com valor de R$ 410 mil, o serviço será executado pelo consórcio Metro Cúbico Dynatest que terá 16 meses para entregar toda a documentação técnica à companhia.

Este é um dos três contratos prévios em que o Metrô levantará dados cruciais para que seja possível produzir os projetos da Linha 19 e que detalharão diversos aspectos da obra, como profundidade dos túneis, métodos de construção, localização de estações e do pátio de manutenção e, claro, o custo total previsto para tirar o ramal do papel. Outros dois já foram contratados pela empresa meses atrás.

O trabalho de levantamento topográfico será feito em uma extensão de cerca de 19 km que começa na altura do cruzamento da rua Claudino Barbosa com a avenida Tiradentes, em Guarulhos, e termina próximo ao viaduto Júlio de Mesquita Filho, na região da Bela Vista, ponto que a Linha 19 um dia seguirá sentido sul pela avenida Brigadeiro Luiz Antonio. Já a atual fase deverá passar pelos bairros de Macedo, Vila Augusta, Vila Endres, Vila Itapegica, em Guarulhos, e Jardim Julieta, Vila Medeiros, Jardim Japão, Vila Maria, Brás, Luz e o centro da capital.

O levantamento terá de incluir uma faixa de interesse de 300 metros, sendo 150 m para cada lado da linha proposta pelo Metrô atualmente. Nessas áreas, a empresa contratada precisará registrar diversas informações que incluem calçadas, recuos de prédios, córregos, pontes, postes, semáforos, árvores, caixas de inspeção de concessionárias de serviços públicos e qualquer outra possível interferência na superfície.

O trajeto da Linha 19-Celeste

O consórcio também produzirá um levantamento sobre o local proposto para o pátio de trens, no entanto, nas informações do contrato não existe qualquer menção à sua localização. Como se trata de uma área significativa, imagina-se que ela ficará localizada em algum ponto do município de Guarulhos.

De posse dessa documentarão, o Metrô poderá então contratar o projeto básico da Linha 19, o que é esperado para este ano. É ele que fornecerá as bases para que seja modelado o edital de concessão do ramal nos próximos anos. O governo Doria tem afirmado que o estado não bancará mais obras metroviárias sozinho, optando por oferecer esses projetos para a iniciativa privada.

A Linha 19-Celeste é cogitada há vários anos pelo governo do estado, mas só ganhou novo status na atual gestão que decidiu colocá-la na sua lista de prioridades após os projetos que já estão em andamento. Acredita-se que o ramal tenha um potencial de demanda de mais de 500 mil passageiros por dia útil e o custo aproximado de R$ 15 bilhões.

 

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
1 comment
  1. Essa linha podia começar na estação Guarulhos – Cecap que fica próxima da onde seria essa estação terminal na Avenida Tiradentes, oferecendo conexão para os passageiros da Linha 13.

Comments are closed.

Previous Post

Governo anuncia “nova empresa” da Linha 6-Laranja nesta sexta-feira, 7

Next Post
Um dos tatuzões da Linha 6-Laranja ainda quando estava sendo concluído na China

Acciona e Move São Paulo chegaram a acordo definitivo sobre a Linha 6-Laranja, diz governo

Related Posts