Se não tem a dimensão e o ineditismo da Linha 6-Laranja, considerada a maior obra de infraestrutura em execução na América Latina, a extensão da Linha 2-Verde entre Vila Prudente e Penha também possui números grandiosos.
Serão oito novas estações e 8,3 km de extensão adicionais que atrairão cerca de 380 mil passageiros ao ramal, que hoje possui 14 estações. Ao contrário da Linha 6, uma Parceria Público-Privada liderada pela empresa espanhola Acciona, a expansão da Linha 2 é um projeto tradicional, tocado pelo Metrô de São Paulo por meio de licitações em lotes.
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Daí a se imaginar que teremos o conhecido atraso das obras públicas no Brasil. Mas basta constatar o grande avanço que os canteiros de obras já atingiram para chegar-se à conclusão que a extensão não deve nada ao trabalho na Linha Laranja.
Imagens compartilhadas pelo presidente do Metrô, Silvani Pereira, além do sobrevoo do drone do canal iTechdrones na estação Penha, mostram que as empresas contratadas parecem em dia com os prazos estabelecidos até aqui. Isso é importante porque dentro de nove meses, ou seja, em agosto de 2023, será dado início à escavação dos túneis pelo maior tatuzão já usado no Brasil.
A máquina com roda de corte de 11,65 metros de diâmetro está sendo fabricada na China e deve ser enviada ao Brasil no primeiro semestre de 2023. Ela será então montada na vala que está sendo escavada no Complexo Rapadura e partirá em direção à Vila Prudente, passando pelas estações Vila Formosa, Anália Franco, Santa Clara e Orfanato. Depois disso, será levada até a Vala Condomínio Bandeirantes, ao norte da estação Penha, para então percorrer o segundo trecho que inclui a estação Aricanduva, Guilherme Giorgi e Santa Isabel.
O panorama que se vê é bastante positivo já que a estação que tem o prazo mais curto para se preparar para a chegada da tuneladora, Vila Formosa, encontra-se com o revestimento definitivo do poço principal concretado e na fase de abertura dos túneis das plataformas.
Após ela, a estação Anália Franco, uma das mais complexas do projeto já que receberá também a Linha 16-Violeta, está sendo escavada no método VCA invertido e já é possível ver o primeiro mezanino parcialmente aberto.
A estação Santa Clara, por sua vez, teve parte do terreno aberta em vala para então escavar um poço circular de acesso às plataformas, que também já teve a laje de fundo concretada. Já Orfanato estava sendo preparada para receber o revestimento final e com as paredes escoradas por vigas metálicas.
Os poços de ventilação e saída de emergência desse trecho também evoluíram bastante, como o Falchi Gianini, onde o tatuzão encerrará a primeira fase da escavação, e o Cestari, que recentemente teve a vala de fundo concretada com uma técnica que utiliza o nitrogênio.
Segunda fase anda rápido mesmo sem pressa
O Metrô decidiu construir as oito novas estações da Linha 2-Verde em duas fases. Por isso ela será inaugurada primeiro até Vila Formosa e então até Penha. Por essa razão, será preciso esperar pela segunda etapa de construção dos túneis do tatuzão, algo que deve ocorrer a partir de 2025.
Por conta desse longo intervalo, seria de esperar que as obras das quatro estações restantes estivesse lenta, mas o que se vê é justamente o contrário. Estações como Santa Isabel e Guilherme Giorgi já têm imensos poço e valas escavados, abrindo espaço para que eles sejam preparados com antecedência. Aricanduva, por sua vez, é a última a iniciar as escavações, ainda na fase de preparação das paredes diafragma.
Já para quem sonha em ver a Linha 3-Vermelha ser conectada à Linha 2-Verde, o estágio da estação Penha impressiona. Já há uma enorme vala aberta no local, além dos primeiros edifícios técnicos sendo construídos ao seu lado.
Na contagem regressiva pelo tatuzão
Apesar da boa evolução após quase três anos da emissão da ordem de serviço, a extensão da Linha 2 até Penha depende sobretudo de como será o processo de montagem e escavação da tuneladora chinesa. A suspensão das obras no Complexo Rapadura por conta de uma medida judicial, atrasou os trabalhos do Consórcio CML2, só pode dar início às atividades em setembro de 2021.
A empresa já iniciou a preparação do canteiro para confeccionar as aduelas dos túneis, que fica localizado próximo à Arena
O reflexo disso é que o Metrô passou a considerar 2026 e não 2025 como previsão de inauguração. Resta saber se não haverá nenhum imprevisto dessa magnitude que possa postergar a abertura do novo trecho. Mas até aqui as coisas parecem bastante otimistas.
ótima matéria, como sempre!!!
Agora resta aguardar o inicio dos serviços até dutra, o povo de guarulhos merece.
A prova de que quando querem, obras públicas também funcionam. Espero que o Metrô também possa continuar no comando d a construção de novas linhas e que não dependa exclusivamente da iniciativa privada.
Exato. Para romper um pouco com o mito de que só resolve se privatizar tudo. Não! Temos que cobrar par que os serviços públicos e privados funcionem, até porque tem muita privatização que vem dando dor de cabeça para o cidadão (via mobilidade, concessões de energia brasil afora etc.)
Privado ou público, o que faz diferença é competência e fazer direito.
As duas obras impressionam bastante, expectativa está alta.
Uma dúvida, por que exatamente o tatuzão partirá da Penha ao invés do Rapadura na segunda fase de escavação?
Porque o complexo rapadura já estará em processo de construção dos túneis de estacionamento, provavelmente começando no sentido contrário os túneis estarão em processo de finalização quando o tatuzão chegar no complexo, n ocupando o local com duas obras “concorrentes”
Olá, Marcus, tudo bem? Complementando o que o Kiritsu escreveu, o Metrô decidiu escavar os túneis no sentido de Vila Prudente, ou seja na “contra-mão”. Uma hipótese pode ter sido a de não ter encontrado um terreno favorável para abrir a vala de partida do tatuzão. Como a extensão da Linha 2 passa por lugares bastante elevados após Vila Prudente, talvez essa tenha sido a razão de considerar Rapadura (fundo de um vale) como ponto de partida, além de aproveitar a local para ser um estacionamento intermediário de trens. O problema com essa opção é que não há como fazer a abertura progressiva das estações, como ocorreu na Linha 5-Lilás. Um dúvida que tenho, no entanto, é por que o Metrô não optou por iniciar a segunda fase de construção de túneis de Rapadura para Penha. Assim seria possível estender o ramal à medida que o tatuzão avançasse. Vou tentar descobrir o motivo. Abraços!
Entendi, obrigado pelas respostas, gente.