Contrastando com o marasmo que assola Varginha, a estação Mendes-Vila Natal já exibe suas formas praticamente finais a cerca de seis meses de sua provável inauguração. O presidente da CPTM, Pedro Moro, divulgou imagens aéreas e internas da estação da Linha 9-Esmeralda que mostram que a obra civil está na reta final.
O que se vê nas fotos são trabalhos envolvendo o acabamento da enorme estação elevada, mas nota-se também que os contratos de sistemas e energia ainda tem grande parte do seu cronograma a ser cumprido.
A construção do corpo da estação fluiu bem nos últimos meses, mas um trecho necessário de via após a plataforma demorou a ser iniciado. Atualmente, a construtora responsável pela obra já nivelou o terreno onde haverá uma passagem inferior às vias, mas ainda será preciso construir essa estrutura elevada no sentido de Varginha – a previsão é que ela seja entregue até junho.
A plataforma de Mendes também se mostra bem adiantada, restando apenas equipamentos como bancos, iluminação e itens como hidrantes e outros equipamentos contra incêndio, além de paineis informativos para que o local ganhe sua forma definitiva.
O imenso mezanino inferior exibe materiais de acabamento para salas técnicas e de apoio aos funcionários. Um gradil que protege as vias sentido Grajaú também aparece em uma das imagens.
Segundo Moro, a estação será inaugurada no segundo semestre, mas um documento da concessão das linhas 8 e 9 da CPTM revela que a estimativa do governo é que ela seja aberta em agosto próximo.
Vias ainda com pendências
Apesar da boa evolução da estação, o trecho de trilhos entre ela e Grajaú ainda demanda alguns trabalhos em viadutos que estão sendo finalizados, como revelou o canal iTechdrones nesta semana.
O vídeo feito por um drone mostrou a montagem dos AMVs e estacionamentos que estão finalizados após a plataforma da estação Grajaú, e percorreu parte da vias revelando que os dois viadutos encontram-se praticamente finalizados, mas com as obras viárias pendentes.
Em outras palavras, será preciso mudar o viário nesses dois pontos para fechar as passagens no nível das vias e assim concluir a instalação dos trilhos e rede de alimentação aérea. Mendes-Vila Natal deve acrescentar 2,5 km à extensão da Linha 9-Esmeralda e atrair mais de 50 mil passageiros por dia.