A situação das obras nas estações da Linha 17-Ouro: Chucri Zaidan

Os poucos avanços na obra se concentraram no acabamento de áreas externas e construção de elementos em alvenaria
Estação Chucri Zaidan em novembro/22 (Jean Carlos)

As obras da Linha 17-Ouro do monotrilho têm sido uma das promessas mais desafiadoras das últimas gestões estaduais. Com obras em ritmo lento e avanços quase imperceptíveis, é difícil estimar uma data de conclusão para as obras.

O site esteve conferindo cada uma das estações para verificar o progresso da construção das estações. Já mostramo  a estação Morumbi e seguindo a ordem, hoje abordamos a estação Chucri Zaidan.

A parada se localiza no cruzamento entre a avenida Jornalista Roberto Marinho e a avenida Chucri Zaidan. A obra atualmente interdita uma das faixas da avenida Roberto Marinho gerando um gargalo no trânsito local.

No fim de agosto de 2022 estivemos nas proximidades do canteiro de obras. É muito difícil encontrar funcionários realizando serviços na estação que encontra-se com boa parte da estrutura civil concluída.

Assim como Morumbi, a estação já possui vigas-trilho, o que permite a passagem de veículos de inspeção. Os acessos estão estruturalmente montados e já contam com escadas rolantes. A estação não possui nenhuma cobertura nos acessos e na plataforma.

Avanços tímidos

Ao retornar ao mesmo local, já em novembro, é possível reparar em tímidas mudanças como a construção parcial de um muro no acesso da estação. Na parte superior do acesso é possível também ver a construção de pequenos pedaços em alvenaria.

A passarela metálica que cruza a avenida Chucri Zaidan praticamente não foi alterada. Da mesma forma, a cobertura metálica e a estrutura para o elevador também não sofreram nenhum avanço digno de nota.

O que foi possível perceber é o início da implantação do acabamento em parte do prédio da estação, através da colocação de azulejos na cor cinza. Tal complemento causa estranheza, uma vez que o foco deveria estar na complementação das obras na estação, como estruturas internas e salas técnicas.

A estação Chucri Zaidan pouco evoluiu nesses últimos três meses, o que revela que a empreiteira responsável não está, de fato, plenamente engajada na realização de tais obras. 

A intervenção por parte do Metrô torna-se cada vez mais importante para que a estação possa avançar, semelhante ao que ocorre na Linha 15-Prata, do mesmo modal.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
11 comments
  1. Não adianta nada concluir as estações, sendo que tem coisas mais importantes pra realizar.

    O blogueiro talvez não saiba, mas as estações tem prazo de garantia, se finalizar antes da hora, consequentemente, inicia-se o prazo da garantia.

    É muito facil criticar as obras dentro de uma sala, com ar condicionado. Se o blogueiro for de fato nos locais, verá avanço na instalação das vigas trilho na marginal.

    1. Meu caro Reinaldo, convido você a reler a matéria porque está claro que não prestou atenção no texto. O autor não só foi ao local como percorreu todo o caminho das oito estações. Outra coisa: o foco das matérias é estação, não instalação das vigas-trilho na Marginal, ok? Abraços!

    2. O “blogueiro” é bem mais profissional; responsável e esclarecido que muitos “jornalistas” de sites importantes, com âmbito nacional até.

      Hater do MetrôCPTM é algo que nem sabia que existia.

      1. Bom, existe e não só daqui do site!
        Mais de todos que se propõe e abre mão de muita coisa pra está na rua colhendo esse tipo de informação!
        O que mais tem neste país e gente mal agradecido e de quem realmente deveria cobra não faz!
        Essa obra já foi chamado a atenção por inúmeras vezes e até no yt, só existe trabalho na marginal e no pátio espraiada.
        O restante está desta forma que as imagens mostram, prometeram que quando o trabalho na marginal terminar a atenção iria se voltar para as estações.
        Estamos esperando isso acontecer!

  2. Daqui a pouco a linha 19 celeste e a linha 2 verde até guarulhos estará pronta e nada dessa linha 17 acabar, é uma vergonha.

  3. Muito devagar quase parando essas Estações da Linha 17 Ouro creio que os Trens da BYD chegam e o Pátio Água Espraiada ainda não estará pronto🤔🐢🐢🐢

  4. A estação mais absurda da Linha Ouro, provavelmente.

    Os caras me diminuem uma pista de uma importante avenida pra construir um acesso!

    Sendo que essas escadas poderiam muito bem ficar debaixo do corpo central 🤦🏻‍♂️.

    1. Diante da expansão do metrô, nenhuma avenida é importante. A prioridade deve ser do transporte público. Sempre.

    2. Absurda por que? Aquela região precisa de uma estação de metrô, as estações mais próximas dali, Morumbi e Berrini, são bem distantes pra quem está a pé. Sua preocupação está sendo com os carros, não com o transporte público.

    3. Nada de absurdo. A Linha 15 fechou boa parte da Anhaia Melo e Sapopemba por anos… O que é um desvio nessa avenida perto disso?
      Tem ruas e avenidas na Berrini que cortam esse trecho…

Comments are closed.

Previous Post

Fábrica de túneis da Linha 2-Verde começa a tomar forma em Itaquera

Next Post

Trem de carga descarrila na Zona Leste e afeta circulação das linhas 11 e 12 da CPTM. Veja imagens

Related Posts