A situação das obras nas estações da Linha 17-Ouro: Morumbi

Parada foi a última a ter a construção contratada, mas a primeira a ser finalizada. Estação recebeu recentemente as vigas-trilho em seu interior
Estação Morumbi em Agosto/22 (Jean Carlos)

As obras da Linha 17-Ouro do monotrilho do Metrô são muito mais reconhecidas pelo ritmo lento do trabalho do que por sua prometida função na mobilidade. Contrastando com a velocidade das obras da Linha 15-Prata, o ramal que liga Morumbi até o Aeroporto avança com dificuldade

O site esteve realizando recentemente um acompanhamento das obras de todas as estações do trecho e por meio de imagens comparativas, mostra a evolução dos trabalhos. A primeira parada a ser analisada é a Estação Morumbi, que foi construída pelo consórcio CCIN-CCCC, formado por empresas da Camargo Correa em contrato assinado em dezembro de 2017.

No dia 20 de agosto de 2022 o site passou pela estação para acompanhar o ritmo das obras. A estação Morumbi, diferentemente de todas as outras paradas, está praticamente pronta.

A estrutura civil da estação foi completamente construída e concluída em 2021. O corpo da estação, passarela e acesso estão praticamente finalizados, carecendo apenas de acréscimos quanto ao acabamento e sistemas auxiliares.

No dia 25 de novembro de 2022, três meses depois, os avanços na estação basicamente consistiram na instalação das vigas trilhos dentro da estação. Para tal foi necessário a utilização da treliça lançadeira para realizar os serviços. Atualmente restam poucas vigas para serem instaladas no trecho.

No geral, os avanços mais consistentes que a estação pode receber são relacionados a sistemas internos, os quais são bastante difíceis de serem apurados através de uma análise externa. 

A implantação das viga trilhos, porém, permite que veículos de inspeção possam trafegar, o que agiliza a implantação de sistemas como energia e sinalização que são vitais para a operação. 

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