Prometido para a Copa do Mundo no Brasil em 2014, o monotrilho da Linha 17-Ouro tem se destacado negativamente por suas obras em ritmo extremamente lento e que sequer possuem uma data para conclusão.
O site tem acompanhado in loco as obras das estações do ramal que liga o aeroporto de Congonhas ao sistema metroferroviário integrando-se com a Linha 5-Lilás e 9-Esmeralda.
Nesta matéria entraremos em maiores detalhes sobre as obras da estação Vila Cordeiro. O site já fez o acompanhamento da estação Morumbi e da estação Chucri Zaidan.
Na visita realizada em agosto de 2022, a estação estava com o corpo principal completamente construído, sendo necessário realizar a complementação das estruturas em alvenaria e acabamentos.
Os acessos estavam construídos e com as passarelas metálicas instaladas, porém descobertas na região de plataforma é possível observar o esqueleto da cobertura em material metálico.
Retornamos na estação no final de novembro de 2022 e não foi possível visualizar qualquer avanço significativo na estação. Não haviam empregados nas partes visíveis do canteiro de obras (estação e acessos).
A estrutura aparentemente mais nova são as escadas rolantes cobertas por lonas azuis nos acessos e dentro da estação. Porém, estas estruturas já estavam presentes na primeira visita em agosto.
No geral, é como se a estação Vila Cordeiro tivesse parado no tempo, uma vez que não foi possível observar nenhum avanço concreto na obra, uma outra amostra da falta de engajamento por parte da empresa responsável pelo contrato.
Vergonha a falta de transparencia do governo sobre esta obra. Claramente há algo muito errado e ninguém da explicação