Acabou o sofrimento? 25 trens novos já estão em operação nas linhas 8 e 9

Concessionária já opera com mais de dois terços da encomenda da Série 8900 e acaba de receber a 30ª unidade recentemente
Dois terços da frota da Alstom está em operação (Jean Carlos)
Dois terços da frota da Alstom está em operação (Jean Carlos)

A ViaMobilidade já conta com mais de dois terços da sua frota de trens novos operando nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Além disso, 30 composições já chegaram no pátio da empresa em Osasco.

Segundo comunicado emitido pela concessionária, 25 composições da Série 8900 já estão em circulação. Isso representa pouco mais que dois terços de toda a frota adquirida.

A compra dos 36 novos trens junto à Alstom é um dos principais investimentos previstos no contrato de concessão que tem duração de 30 anos. A vida útil dos trens é de aproximadamente 40 anos.

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Com a chegada de mais trens, a ViaMobilidade deverá proceder com a devolução de mais trens da CPTM, que foram cedidos em caráter de empréstimo para a concessionária.

Repercussões

A compra de 36 novos trens impacta também a operação na CPTM, que está realizando a desativação de composições mais antigas na sua frota.

Série 2000 está em processo de desativação (Jean Carlos)
Série 2000 está em processo de desativação (Jean Carlos)

O processo poderá aumentar de forma significativa nos próximos meses. A Série 2000, primeira frota de trens novos da empresa, já está sendo imobilizada e baixada, sendo alocada no pátio de Manoel Feio para posterior corte.

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8 comments
  1. A Série 2000 foi projetada para uma vida útil de 30 anos sem reforma ou (pelo menos) 55 anos com reforma.

    A CPTM conseguiu a proeza de aposentar os trens com 24 anos de uso.

    Essa é a aposentadoria mais precoce de um trem-unidade sem reforma no Brasil.

    Incompetência da CPTM ou é um projeto de má qualidade da CAF?

    Se a CAF não fornece trens de boa qualidade, por qual motivo a CPTM continuou comprando trens dela (após a aquisição da Série 2000)?

    O MP deveria investigar essa aposentadoria precoce de uma frota de trens ainda operacional.

  2. É piada? CPTM prestava um serviço muito melhor com os trens antigos, o problema deles é operacional, não de equipamento. Não sei o que fazem que conseguiram piorar tanto as linhas 8 e 9, mas a gestão e operação deles é tão ruim que não acredito que trens novos vão fazer diferença.

  3. Não estão mais na 8. Essa semana foi colocado um alpha apenas na segunda feira por algumas horas e depois sumiu.

  4. Qual a justificativa plausível da CPTM para dar baixa numa frota (confortável e inclusive climatizada com AC) com menos de 25 anos de uso (série 2000)?

    Esses trens não poderiam rodar tranquilamente por mais uns 10 anos pelo menos? Ou até por mais 15 anos?

    No meu entender, é desperdício de material rodante.
    Estão jogando o nosso dinheiro no lixo!

    1. Correto, poderiam e deveriam ser usados por mais 5 a 10 anos, com toda certeza! Desperdício de material rodante e de dinheiro público!

  5. é um absurdo tantos sendo baixados
    os dois da série 2100
    estavam l
    brilhando
    os cinco 3000 também perfeitos
    os 2000
    .daria pra mais de 20 anos

  6. tenho curiosidade em saber qual a quantidade total de trens na linha 9 e na linha 8, e entender como vai ficar a divisão das séries A e C em cada linha.
    um exemplo, tipo 20 série A + 10 série C na linha 9 e 16 série A + 20 série C na linha 8
    Não sei se as quantidades de composições são exatamente essas, mas seria legal entender como a VM vai fazer essa alocação.

  7. A CPTM poderia tentar vender os trens antigos para a CBTU Recife como uma forma de aumentar a oferta de trens nas linhas de Recife.

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