A Acciona concluiu a escavação do túnel de serviço localizado entre os poços Aquinos e Tietê na semana passada, pelo que apurou o site. O trecho passa por baixo do Rio Tietê e servirá no futuro como estacionamento de trens de estratégia da Linha 6-Laranja a partir de 2025, quando o ramal for inaugurado.
Nos últimos dias, a imagem acima circulou nas redes sociais mostrando o túnel finalizado à direita da tuneladora sul, que entrou em atividade em 16 de dezembro passado.
Ao contrário do ‘tatuzão’, que faz um trabalho mecanizado e veloz, com direito a instalação do aneis de concreto após sua passagem, o túnel de serviço foi escavado pelo método NATM, ou túnel mineiro.
Nesse tipo de trabalho, a escavação é ‘manual’ e feita por meio de cavidades e jateamento de concreto das paredes. Trata-se de uma forma mais barata e eficiente para trechos curtos ou de difícil acesso, mas mais demorada também.
A Acciona havia iniciado a escavação a partir do SE Aquinos, no ano passado. Já o tatuzão partiu no lado oposto do rio, em direção à estação São Joaquim.
A imagem, cuja data é desconhecida, também mostra que o shield continua avançando num bom ritmo para o primeiro mês de funcionamento. Ele deve atingir o SE Aquinos no mês que vem se mantiver a atual tocada – os dois poços estão separados por cerca de 250 metros.
A construtora espanhola revelou nesta quarta-feira (12) que já conta com mais de 5 mil funcionários nas obras da Linha 6, entre diretos e indiretos. O empreendimento possui 19 frentes de trabalho no momento.
Excelente! Linha laranja a todo vapor!