Longe dos imensos e barulhentos tatuzões da Linha 6-Laranja, uma escavação de túneis avança de forma mais discreta, as vias subterrâneas a partir do Pátio Morro Grande e que seguem até a futura estação Brasilândia, na Zona Norte.
Em vez de usar tuneladoras, a Acciona escava os túneis pelo método NATM, ou túnel mineiro, que consiste em um avanço mais lento, feito por setores.
Já se sabe que ao menos 1.300 metros de túneis foram abertos pela construtora, segundo relatos de funcionários em redes sociais, que mostram a obra.
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Embora seja um trabalho distante dos holofotes, trata-se de uma atividade ruidosa, feita com a ajuda de detonações de explosivos já que o subsolo da região é formado por rochas.
O pátio, como se sabe, está localizado em uma antiga pedreira desativada e que por isso é cercada parcialmente por um monte rochoso. Portanto, para encontrar os trechos que estão sendo montados com aduelas é preciso vencer um longo caminho.
Acesso ao trecho operacional
A distância entre a entrada do túnel no pátio e a estação terminal Brasilândia é de cerca de 1.000 metros, portanto, a extensão escavada envolve também túneis paralelos e não apenas uma ligação única.
No meio do trajeto há o VSE Domingos Veiga, que possivelmente serve também como ponto de acesso aos trabalhos nos túneis.
A conclusão desse trecho é de suma importância já que os túneis em NATM permitirão que os trens possam chegar ao trecho operacional.
O Tatuzão Norte deverá encerrar suas atividades na estação Brasilândia em meados de 2025, quando começará uma fase vital para a abertura parcial da Linha 6 no ano seguinte, os testes com sistemas e trens.
Já tem informação sobre o tatuzão chegando em Itaberaba?
eu só acredito quando tudo isto acabar,vejamos a estacao 14 bis
atrasada no brasil esta é a regra.
Nao é pessimismo é realismo.
Acredito que já consideram a questão da 14-Bis, tanto que é o prevista a operação parcial a partir da Brasilândia à Água Branca em 2026. A Acciona realmente me surpreendeu com ritmo dos trabalhos, salvo os “imprevistos”.