Acciona quer assumir a Linha 16-Violeta do Metrô

Construtora espanhola que constrói a Linha 6-Laranja manifestou interesse em implantar ramal metroviário com 16 km e traçado diferente do conhecido
Trem do Metrô (Jean Carlos)
Trem do Metrô (Jean Carlos)

A construtora espanhola Acciona quer ir além da Linha 6-Laranja e implantar a Linha 16-Violeta, que está em projeto pelo Metrô. A empresa que controla a concessionária LinhaUni protocolou uma Manifestação de Interesse em assumir o ramal metroviário que a princípio atenderia apenas a Zona Leste.

O site teve acesso aos documentos que mostram que a Acciona propõe uma versão diferente da Linha 16, com apenas 16 estações, indo de Oscar Freire à Abel Ferreira, estação seguinte à Anália Franco, onde está prevista a conexão com a Linha 2-Verde.

Nesse arranjo, o ramal Violeta se conectaria com a Linha 6-Laranja em São Carlos (Parque da Mooca), mas dali seguiria por um trajeto inédito que contemplaria as estações Parque Independência, Basílio da Cunha e Parque Aclimação, cruzando com a estação Ana Rosa em vez de Paraíso, como sugeriram estudos anteriores.

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Após Ana Rosa, o ramal seguiria para a região do Instituto Dante Pazanezze, onde haveria uma estação com esse nome, Parque do Ibirapuera e então parece voltar ao eixo original, cruzando o Jardim Paulistano até terminar em Oscar Freire, onde está a Linha 4-Amarela.

Trajeto da Linha 16-Violeta proposto pela Acciona
Trajeto da Linha 16-Violeta proposto pela Acciona

O percurso teria 16 km ou metade do estimado pelo projeto diretriz do Metrô, mas curiosamente voltaria a percorrer áreas centrais da capital em vez de terminar em São Carlos, como mostravam mapas da malha futura publicados pelo governo.

Por outro lado, a Linha 16-Violeta abandonaria num primeiro momento o atendimento a regiões carentes do extremo da Zona Leste, além de deixar de aliviar a demanda prevista para a Linha 15-Prata em Cidade Tiradentes. Isso é colocado como uma possibilidade pela empresa.

Projeto de R$ 24 bilhões

A Manifestação de Interesse Privado (MIP) foi protocolada no dia 21 de agosto é uma formalidade para obter a permissão do governo estadual para seguir com os estudos preliminares.

Portanto, não significa que a Acciona assumirá o ramal já que a gestão pública precisará abrir essa oportunidade a outros possíveis interessados. Dos estudos será possível então avançar nos projetos e na modelagem de uma eventual licitação de concessão.

Estação São Carlos (LinhaUni)
Local provável da estação São Carlos: futura conexão com a Linha 16-Violeta (LinhaUni)

No resumo da apresentação, a Acciona estimou o custo da Linha 16-Violeta em R$ 24 bilhões e vislumbrou o início da concessão de 30 anos em 2026 com a estreia operacional em 2035.

Do investimento geral, o governo entraria com R$ 12,8 bilhões pagos por aportes de desapropriações e contraprestações.

A Acciona estimou a demanda média diária em cerca de 620 mil pessoas que seriam atendidas por uma frota de 24 trens.

A Linha Uni receberá 22 composições para operar no trecho de 15,3 km (Alstom)
A Linha 16-Violeta operaria com 24 trens, segundo a Acciona (Alstom)

Plano da Acciona parece positivo

O interesse da empresa espanhola em assumir a Linha 16-Violeta não surpreende já que o ramal foi no passado a extensão leste da própria Linha 6-Laranja.

Com o acordo para levar a Linha 6 além de São Joaquim, chegando à conexão com a Linha 10-Turquesa, a Linha 16-Violeta perdeu parte do seu atrativo no formato anterior.

A proposta do traçado pensado pela Acciona, entretanto, parece positiva ao preservar o atendimento do ramal a áreas importantes da capital e evitar o confronto com a Linha 6.

Para a construtora e sua concessionária, a LinhaUni, operar um segundo ramal complementar seria certamente um acréscimo importante de demanda e receita.

Com tantos projetos em gestação, no entanto, o governo Tarcísio de Freitas terá de rever prioridades caso esse projeto avance.

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  1. Essa Acciona está muito “amostradinha” com a expansão do metrô. Ela tem algum fundo protetor contra a bancarrota? Ou simplesmente tá contando com o ovo na cloaca da galinha e corre risco de quebrar a cara?
    De qualquer forma, essa L16 via Ibirapuera é mais aceitável do que a versão via Alameda Santos projetada pelo GESP, que só serviria para inflar ainda mais o aluguel dos imóveis na região da Paulista.

    1. Não. quem tem fundo protetor contra bancarrota chama-se Estado. O nome do fundo se chama Contribuinte.

  2. Independente de política é empolgante saber que o Governo do Estado de São Paulo tem se esforçado em dar garantias de pagamento de financiamento e garantias de fluxo de capital por meio de bancos nacionais e internacionais, conforme Rafael Benini já explicou na revista ferroviario, o que tem atraio mais competição e mais empresas.

  3. Não sei se o site pretende postar um detalhamento deste estudo que a empresa fez, estava analisando um pouco o potencial trajeto que a empresa (na base do chutometro), vejo que potencialmente a estação “Regente Feijo” seria em frente a Universidade Cruzeiro do Sul com um ponto de acesso na “Pista de Skate Análio Franco” antes de chegar a futura estação “Anália Franco” que fica do lado do Hospital, iria desafogar um pouco a região que vive congestionada, com o grande fluxo de estudantes.

  4. Sem duvida, a linha 16 Violeta assim, daria talvez um alivio a linha 2- vermelha. Mas ainda vejo como fundamental extenter até a cidade tiradentes para também desafogar a linha 15 prata e caso o governo do estado aceite a proposa, ele deveria pelo menos sinalizar que o projeto é até cidade tiradentes (mas sem duvida tornaria uma das linhas mais carregadas do sistema, batendo facil 1 milhão de passageiros dia), mesmo que necessário fazer as estações mais espaçadas na porção leste.

  5. Seria muito massa se no projeto inicial, a linha fosse projetada até “Shopping Aricanduva”, para mim, O MAIOR SHOPING DA AMERICA LATINA, sem conexão do metrô é desperdiçar um potencial imenso dos comercios alocados nele (especialmente por ser um grande centro de venda de carros, peças automobilistica e de construção civil, fora o varejo e clinicas diversas), isto impactaria e muito na construção civil da região (já que tem muito gualpão) espero que a Acciona e o Governo levem isto em consideração.

    1. Engraçado que teremos uma estação aricanduva, mas que fica longe do próprio shopping aricanduva, assim como a Penha.

    2. Além do MAIOR parque urbano de São Paulo que a acciona deixou de fora, o Parque do carmo, quer dizer que só importa os Parque mais centrais, acho o Parque do carmo muito mais interessante que o Ibirapuera inclusive.

      1. E qual a vantagem pra cidade em ter um metrô em um parque fora do centro da cidade? Estamos falando de um projeto de mais de 20 bilhões para levar gente pro parque no fim de semana?

      2. Marina, o Parque do Carmo seria atendido pela Linha 16 em traçados muito antigos. O Parque do Carmo será atendido pela Linha 14 Ônix da CPTM, que até então seria por trem. Na última semana, está sendo estudado também – e espero que não prospere – a mudança para VLT.

  6. É impressão minha ou Acciona mudou o trajeto apenas para reduzir a demanda? até pq uma linha com menor demanda ficaria mais fácil de operar. Mas de qlqr forma achei péssimo a mudança, além da CT vai deixar de atender o Shopping Aricanduva, regiões importantes e bem populosas da ZL, espero q o GESP não aceite esse projeto.

    1. Sim, com certeza, por serem capitalistas malvados. Vão investir 24 bi em uma linha que terá pouca demanda por que querem deixar o povo pobre da periferia de SP na vontade de andar de metrô.

      1. Mano, melhora sua interpretação de texto, em nenhum momento disse q a linha teria pouca demanda, porém sem chegar a CT vai perder uma demanda considerável.

        E outra, a CCR recebe mais doq o Metrô estatal transportando menos, o próprio TIC vai rer uma receita de 1500 por viagem msm sem passageiro

  7. Por mais q manchete seja algo positivo e confirmando o esperado q a acciona tbm tem intenção de assumir a L16 ou mesmo a extensão original completa da L6 é meio preocupante, o governo entreguista quer mudar o perfil do metrô e cptm pra somente planejar, mas empresas privadas estão fazendo isso antes e de forma errônea, a L16 acabando em Abel Ferreira simplesmente corta toda o propósito dela de aliviar as linhas da ZL, além de desviar pro parque ibirapuera inutilizando a estação Ibirapuera da L19 q tem essa estação como único ponto de interesse em todo a região dos jardins, soa como um desvio pra agregar demanda exclusiva a linha criando concorrência desnecessária numa malha q tem q ser pensada de forma integrativa e n baseada no lucro q esse desvio geraria na operação

  8. Quando li o título, me empolguei e pensei que enfim a L15 Prata poderia chegar na Cidade Tiradentes. Mas aí entra o interesse do privado: fazer só a porção mais central da linha, passando nos bairros mais bonitos e esquecendo quem vive nos extremos.

    1. Comentário a lá Marta Suplicy. Parece aquela vez que ela propôs não fazer metrô no centro e sim nas periferias, sendo que o pobre da periferia na maioria das vezes trabalha e estuda no centro. Ou seja, é a ideologia e a guerra de classes acima de estudo técnicos e soluções inteligentes pra cidade.

      1. Sobrinho do nono, não sei se está sendo mal intencionado ou desprovido de inteligência….. A linha é projetada para atender o estremo leste, que quando vai ser feita, não atenderá o extremo leste? Qual sentido?

  9. Isso é óbvio . A linha seria mais perimetral com uma renovação alta. Uma linha pendular não é muito lucrativa para uma concessionária. Quero ver quem vai interessar por linha 20 até ABC e linha 19 altamente pendular.

  10. Ainda que o trajeto rumo a oeste seja bem mais coerente do que na proposta anterior, vale lembrar que a Linha Violeta foi concebida essencialmente pra atender a Zona Leste – desafogando tanto o corredor Linha-3/CPTM quanto a Linha-15 -, o que ironicamente está sendo relegado a segundo plano na proposta da Acciona.
    É importante que, ao concessionar a Linha Violeta, o Governo inclua uma condicionante priorizando o objetivo original desta linha.
    Sempre lembrando: Por mais que se concessione linhas à iniciativa privada, a infraestrutura é pública. E portanto o interesse público é que deve nortear o projeto.
    Não é à toa que, nessas concessões, os governos sempre aportam recursos juntamente com os concessionários.

    1. Esse tipo de trem de subúrbio, com varias portas é usado especificamente para o passageiro viajar em pé, devido à super lotação de usuários.

  11. O traçado é muito interessante, até que enfim uma estação de metrô no Ibirapuera. Mas lembrando a Acciona que, Se o projeto tivesse mais uns 3 uma e mais 4 estações, o valor da obra não subiria tanto e chegasse até o Parque Savoy (shopping Aricanduva, shopping Lar Center, Shopping de Automóveis,3 Redes de supermercados, 2 centros de Matl. de Construção) certamente se tornaria altamente rentável, com gde fluxo de passageiros durante todo o dia e não apenas em horários de pico e, principalmente, contemplaria em gde parte, as necessidades de transporte na zona leste. Essa área não tem acesso a corredor exclusivo de ônibus, nem trem, nem metrô . Resumindo: com mais 3 km e 4 estações aproximadamente, com baixo custo (comparado com o restante da linha pretendida) essa linha ganharia um ter fluxo diário de passageiros para as 2 pontas, nos 7 dias da semana, com uma enorme rentabilidade, que é o que a Acciona deva pretender.

  12. Excelente notícia!!!
    Seria ótimo como uma primeira fase e posteriormente a linha pode chegar a Cidade Tiradentes. Ao menos é uma garantia que a linha de fato saia do papel e é um compromisso de uma empresa séria e resiliente.

    1. Kkkkkk mano vc não viu a matéria? ela trocou o trajeto, tirando a linha da Cidade Tiradentes e não é bem uma garantia, já q não depende só dela

      1. Se você não sabe, o governo que vai fazer o contrato e pode sim estar inclusa uma cláusula que torna viável construir até Cidade Tiradentes como segunda fase da linha.

        1. Mas não é oq a concessionária esta propondo, se vier um cláusula assim, ela pode querer desistir de construir a linha

  13. A acciona entrou com a proposta dela, cabe ao governo realmente priorizar a cidade. Não levar a 16 até Cidade Tiradentes é um absurdo e desrespeito ao dinheiro público investido no planejamento e em parte da construção.

  14. não se pode fazer a linha que a empresa quer e sim a linha com o traçado que a cidade precisa.e necessario ir pro fundao da zona leste.
    como falou bem um ai hobe as empresas ja estao fazendo lobby antes mesmo da concessão culpa deste governador mais preocupado em agradar concessionária.

  15. A Acciona pode até sugerir alterações no traçado, afinal a empresa está vendo apenas o lado de interesse dela.

    Cabe ao poder público decidir o que é melhor para todos nós, o que nem sempre acontece…

    Fica claro que a Acciona está preocupada que a Linha 16 concorra com a extensão da Linha 6.

    Não há o menor sentido da Linha 16 deixar de atender o extremo da zona leste (Cidade Tiradentes) e estações importantes como a do Shopping Aricanduva (em área o maior shopping do Brasil).

  16. Ô gentinha com coisa ruim no coração, hein…
    A concessionária se dispôs a construir uma linha nova e o povo reclamando!!!

    1. Esse tipo de trem de subúrbio, com varias portas é usado especificamente para o passageiro viajar em pé, devido à super lotação de usuários.

  17. Por quê o GESP não sugere à Acciona levar pelo menos até o primeiro traçado original da Linha 16 (Jardim Brasília), ou talvez tentar uma conexão antes do Jardim Brasília com a estação Artur Alvim, da linha 3-Vermelha, desafogando essa linha? Para que, no futuro, as linhas 14, 15 e 16 estejam maduras para poder servir a zona leste e também Cidade Tiradentes (linhas 15 e 16), junto com o BRT e corredores de ônibus como uma outra opção incentivada para não sobrecarregar nenhum dos modais.

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