A construtora Acciona enviou à Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) no início do mês um requerimento de autorização para elaborar os estudos para construção, manutenção e operação da Linha 16-Violeta de metrô.
No documento, a empresa espanhola solicita um ressarcimento no valor de R$ 55.629.112,67, provenientes dos custos para produção dos estudos, que são divididos em cinco produtos.
O maior gasto diz respeito a sondagens e ensaios de subsolo, uma atividade que a empresa já executa há meses no trajeto proposto por ela entre Oscar Freire e Abel Ferreira. Ele representa dois terços dos custos estimados para reembolso.
Os estudos de engenharia são o segundo item mais custoso, com valor de R$ 9 milhões. Ambos fazem parte do Produto 1, que inclui o estudo técnico para execução da obra.
A Acciona, no entanto, também avaliará o potencial de demanda do ramal de 16 km e 16 estações em sua fase prioritária, a avaliação socioambiental, jurídica e regulatória e por fim o estudo de viabilidade econômica financeira, que inclui o investimento e o custo de operação.

Prazo de quatro meses de execução
A proposta feita pela construtora contempla um cronograma de trabalho com duração de quatro meses. As atividades começarão com uma reunião de “kickoff” na primeira semana e o foco inicial nos estudos de demanda, técnico para execução da obra e anteprojeto.
Em seguida serão avaliadas as potenciais desapropriações, os aspectos socioambientais, jurídicos e regulatórios e por fim ao estudo de viabilidade econômico financeira.
Haverá reuniões no final para uma apresentação prévia à SPI e possíveis revisões e então a entrega dos estudos na última semana.

Traçado afastado da Linha 6-Laranja
A Acciona saiu na frente em relação ao projeto da Linha 16-Violeta desde que entregou a manifestação de interesse privado pelo ramal em agosto.
O grupo espanhol está implantando a Linha 6-Laranja entre Brasilândia e São Joaquim, mas já negocia com o governo antecipar duas metas de expansão, no norte e no sul, neste caso chegando à estação São Carlos/Parque da Mooca.
É aqui que a Linha 16 entra no escopo já que originalmente o Metrô planejava implantá-la em um trajeto que de certa forma disputaria passageiros com a Linha 6.
Na proposta inicial da Acciona, a Linha 16 se encontrará com a Linha 6 na região da Mooca, porém, seguirá num traçado mais ao sul até voltar ao eixo original na região dos Jardins.

Outros interessados?
Pela legislação, a gestão estadual precisa abrir para outros possíveis interessados a chance de realizar os mesmos estudos, mas até aqui este site não conseguiu identificar mais grupos dispostos a investir nesta fase.
Mesmo que apenas a Acciona entregue os estudos, eles serão usados em um leilão de concessão em que novamente mais competidores poderão participar.
Não há como negar, contudo, que a empresa espanhola terá a vantagem de conhecer a Linha 16-Violeta como nenhuma outra a ponto de ser apta a fazer a proposta mais vantajosa.
A pretensão da gestão Tarcísio de Freitas é lançar esse edital já no ano que vem.
Tem um pessoal provavelmente fazendo sondagens do solo ao lado do metrô Ana Rosa e do instituto Dante Pazzanese. Espero que essa linha saia em breve.
Que maravilha!! A empresa se coloca como interessada na linha 16, faz estudos por conta própria (depois cobra o valor sem licitação, invertendo toda a ordem licitatória), e irá participar da licitação de obras, como se fosse no mesmo “pé de igualdade” com outra empresas. Nada como um governo transparente, nem esconde tamanho despautério. Vamos ver como o TCE, o Ministério Público do Estado e outros Órgãos de Controle, incluindo a Imprensa, irão se posicionar.
Calma, as obras da linha 16 ainda nem começaram.
Essa corja de incompententes e inuteis geralmente apenas se manifesta sobre alguma possivel irregularidade depois que bastante dinheiro publico ja foi gasto e depois que ja tem obras em andamento.
Bravo!
Governo pagando 5x o que o metrô gasta para fazer um projeto funcional.
Eficiência privada.
Fonte da sua informação?
Fui pesquisar quanto custou o projeto basico da linha 19, de extensao similar, e custou 93 milhoes de reais em valores de 202 segundo o site do governo de SP…
Oq a Acciona fez não é projeto básico, foi um estudo de solo e trajeto
Devia pegar essa verba e usar como indenização pelo buraco novo da linha 6. Fala sério!
Não tem pq fazer isso já q a própria Acciona esta tocando a obra da Linha 6, ela q fez o buraco, ela q resolva
Lembrando que o estudo dessa linha ja tinha sido realizado pelo metro! Agora vao ter que pagar em dobro por um esforço realizado voluntariamente pela Acciona. Enfim… Sem muitas palavras…