Acesso da Estação Utinga deverá ser readequado em projeto da Segregação Sudeste

Nova via para trens de carga interfere diretamente no acesso leste da estação. A atual passagem para pedestres deverá ser fechada e uma nova passarela deverá ser construída pela CPTM para atender aos passageiros
Estação Utinga (Jean Carlos)
Estação Utinga (Jean Carlos)

A Estação Utinga da Linha 10-Turquesa deverá ser parcialmente afetada pelo projeto de segregação de cargas que deverá ser executado nos próximos anos. As mudanças deverão garantir maior segurança aos passageiros.

A MRS Logística está projetando uma nova via para trens de carga na região da Linha 10-Turquesa. O projeto chamado de Segregação Sudeste trará diversos benefícios para a operação dos trens metropolitanos.

Nova via de cargas em Utinga (MRS)
Nova via de cargas em Utinga (MRS)

Segundo o EIA/RIMA da projeto, relatório produzido para a obtenção da Licença Ambiental Prévia, a Estação Utinga deverá ser pouco afetada pelo projeto.

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A MRS deverá construir uma nova via exclusiva para trens de carga que deverá passar na porção leste da estação, sem entrar em conflito com a edificação existente.

Estação Utinga atualmente (MRS)
Estação Utinga atualmente (MRS)

O acesso leste da estação se dá atualmente através de uma passagem de nível. Tendo em vista que os trens da MRS deverão passar com maior frequência por esta região, uma passarela deverá ser construída.

A nova passarela, que deverá ser adequada dentro das normas de acessibilidade universal, deverá ser construída pela CPTM como forma de eliminar a interferência das travessias de passageiros.

Proposta de melhorias para a Estação Utinga (MRS)
Proposta de melhorias para a Estação Utinga (MRS)

Ao mesmo tempo, a atual passagem para pedestres deverá ser desativada. O novo acesso à passarela deverá ser construído na Praça Prefeito Saladino, próximo a estação.

A nova estrutura deverá ter ligação direta com a passarela já existente que dá acesso ao viaduto da Rua Sumaré.

Veja também as adequações nas demais estações da Linha 10-Turquesa:

As obras da Segregação Sudeste da MRS não tem prazo para serem iniciadas. A concessionária deverá investir R$ 1,1 bilhão nas atividades que tem cronograma estimado de conclusão em aproximadamente oito anos.

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  1. Fez parte da campanha eleitoral de Tarcísio a segregação de cargas da MRS com os trens de passageiros da CPTM por conta do aumento de suas demandas com a conclusão do Ferroanel Norte para cargas e finalizar a alegação que a permanência do vão entre a plataforma e os trens de passageiros ocorre por conta da presença de cargueiros da MRV, porém na prática lança concessões altamente perniciosas, tratando-se de mais uma bravata do governador para desviar o foco para concessão.
    Nesta Estação de Utinga é mostrada uma Linha lado Norte nova singela da MRV que não interfere nas três linhas da CPTM, sendo que a via exclusiva para o Trem Intercidades até Santos mostrada no mapa da Estação de São Caetano é desnecessária e está em uso pela CPTM, tratando-se de uma linha que a MRV quer se apossar, pois já existe uma via central ociosa que vai de Capuava até o Brás, portanto é mais um dos absurdos desta administração por conta deste imbróglio de concessões por quatro empresas diferentes na mesma região, MRV, CCR, CRRC e CPTM.
    Esta inversão de prioridades de se conceder linhas da CPTM em locais de integração que já atua é mais uma confirmação do descaso e insensatez do uso político eleitoral e priorizar concessões para quem já comprovou que não tem capacidade para assumir pelos atuais dirigentes!

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