O Termo de Acordo de Conduta (TAC) feito entre o Ministério Público de São Paulo e a concessionária ViaMobilidade e assinado em 14 de agosto ainda não saiu do papel, revelou o portal UOL no domingo, 12.
Segundo o site, o Conselho Superior do próprio MP ainda não o homologou o acordo e não há previsão para que isso ocorra.
O TAC prevê que a empresa antecipe o investimento de R$ 636 milhões que tem de fazer ao longo do contrato de concessão, que é de 30 anos. Além disso a ViaMobilidade deve desembolsar R$ 150 milhões “em virtude da falta de qualidade na prestação de serviços”.
Deste valor, R$ 97 milhões será usado para a melhoria da infraestrutura das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda e o restante deve ser aplicado na construção de escolas e centros educacionais em municípios atendidos pelas linhas em questão, além de um complexo esportivo em Grajaú.
O MP informou ao UOL o que o acordo chegou ao Conselho Superior no dia 29 de setembro e foi distribuído a um de seus membros no dia 2 de outubro “para elaboração do relatório e posterior votação pelo colegiado”, mas não informou prazos.
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A ViaMobilidade informou ao jornal que o acordo segue pendente da homologação.
Não entendo para que a concessionária tem que construir escolas? Não é função dela. Tem que investir nas linhas e trens para a população ter um transporte público de qualidade.
deixa desenhar pra vc. ao invés de pagar uma multa financeira para o estado, ela pega o valor (dinheiro) e constrói algo para a comunidade. algo que será usado por pessoas que precisam.
Não será utilizado por pessoas que precisam. O estado tem escolas ociosas, de forma que essa “exigência” do MP não faz o menor sentido.
Tem alguem ganhando muito, mas muito dinheiro mesmo para atrasar a homologação, aqui nesse Pais só tem mal caráter… poucos sobram.
Tudo isso é para inglês ver
A concessionaria não investe o que deveria, depois faz um acordo para reinvestir aquilo que não foi investido e fica tudo por isso mesmo.
É como você faltar no trabalho, daí você faz um acordo com teu chefe para você vir compensar essa ausência no dia do seu trabalho normal.
Mas o MP também não ajuda, né?? No momento de mostrar serviço para a população prejudicada pela Via Mobilidade, faz um acordo meia-boca com a mesma e paralisa o acordo permitindo a Via Mobilidade fazer o que quiser com a concessão, visto que qualquer ação futura do MP vai seguir na mesma linha.
meu amigo, quando o promotor do caso foi chamado para uma reunião com o procurador geral do MP, o governador e a viamobilidade, o inquérito virou pizza.
tem muitos interesses por trás dessas concessões. obvio, que a prestação do bom serviço a população não é um deles.
A concessionária investiu mais na compra de trens para a Linha 8 do que a CPTM, que nunca comprou um único trem novo para a Linha 8.
A concessionária está investindo em sinalização para terminar obras que a CPTM abandonou sem justificativa.
8000 é o que? carrinho de bate-bate?
e não adianta vir com a ideia que é trem alugado, pois não é. é uma PPP, apesar de eu achar controverso e caro esse modelo, mas não deixa de ser um investimento na linha 8.
Enquanto isto, de acordo com a Finance News a CCR (CCRO3) anuncia pagamento de dividendos. Veja os detalhes:
O conselho de administração da CCR (CCRO3) aprovou a distribuição de dividendos intermediários. A informação consta na ata da reunião do conselho, realizada em, 25/10/23.
O valor total é de R$ 316.198.578,18 e correspondente a ~R$ 0,16 por ação ordinária.
Os dividendos serão pagos com base na composição acionária de 30 de outubro de 2023, sendo que as ações da companhia serão negociadas “ex-dividendos” a partir de 31 de outubro de 2023. O pagamento será realizado em 30 de novembro de 2023.
Me desculpe a franqueza, mas a mim Tarcísio nunca enganou, pois sua biografia durante a campanha foram omitidos levianamente, e ele está apenas cumprido suas promessas para seus eleitores obviamente, mas sim para os empresários que bancaram sua campanha, inclusive os do ABC, preparando um financiamento para as próximas eleições em um trampolim, as concessões e privatizações do sistema trarão consequências econômicas gravíssimas para a cidade a curto prazo, certos políticos matreiros usam de falácias ilusórias repetitivas para iludir a população carente com promessas eleitoreiras inexequíveis, gastando milhões em publicidades enganosas desviando o foco contratual de suas finalidades em sites e Revistas especializadas, Rádios, TV’s, e até construindo escolas e ajudando ONG’s no interior sem relação alguma com a mobilidade, iludindo a população, e pagando altos dividendos aos acionistas bancados pelo Estado.
Aqui em São Paulo, as concessionárias continuam recebendo enorme aportes do Estado…inclusive a maior parte da receita da bilheteria vai pro grupo CCR, que recebe mais por passageiro do que a CPTM e o Metrô… O Estado deixa de investir em transporte (que é um serviço essencial para a população e portanto não deveria haver lucros) e repassa a verba para uma empresa privada que visa e lucro e portanto deixará de investir em melhorias no sistema.
Lembrando que as Linhas 8 / 9 sempre foram o melhor par de linhas da CPTM, pois nem possuem cargueiros compartilhados, o que produzem um maior desgaste nas linhas e obrigatoriamente uma manutenção menos espaçadas.
Deveriam era comprar trens pra L8, já que vão deixar essas porcarias do 8900 na 9, ao invés de construir escolas. Falta foco tanto dela quanto do MP também
Cara, a Alstom só entregou 6 trens da série 8900, quando os 36 forem entregues, aí sim veremos se os 8900 irão ficar apenas para a Linha 9