Aditivo de extensão da Linha 6-Laranja está sendo preparado, diz governo

Novo trecho após São Joaquim terá quatro estações e conexão com as linhas 10-Turquesa, 16-Violeta e 13-Jade no futuro
Área de ligação entre os túneis da Linha 6 até o pátio
Área de ligação entre os túneis da Linha 6 até o pátio

Durante o encontro de túneis nesta segunda-feira, 24, quando a Acciona concluiu a derrubada da última parede que separa o pátio Morro Grande da estação Brasilândia, o governo do estado revelou que está perto de viabilizar um aditivo para que a Linha 6-Laranja chegue até a Mooca.

A afirmação partiu de Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos). “Estamos trabalhando no aditivo de extensão da Linha 6“, disse durante discurso em que o vice-governador, Felício Ramuth, representou Tarcísio.

O novo trecho deverá acrescentar quatro estações ao ramal metroviário a partir de São Joaquim. Embora elas não tenha sido confirmadas, as novas paradas deverão ser Aclimação, Cambuci, Monumento e Parque da Mooca, onde haverá conexão com a Linha 10-Turquesa, da CPTM.

Siga o MetrôCPTM nas redes: WhatsApp | Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

O local será um hub no futuro, podendo receber a Linha 16-Violeta e também a Linha 13-Jade caso a concessionária que assumir o ramal construa uma nova extensão a partir de Gabriela Mistral.

Linha 6-Laranja: Estações da expansão ao sul (Jean Carlos)
Linha 6-Laranja: Estações da expansão ao sul (Jean Carlos)

Escavação de túnel de 1,85 km concluída

Nesta segunda-feira, a Acciona, construtora que implanta a Linha 6-Laranja, e sua concessionária Linha Uni celebraram o encontro dos túneis da futura Estação Brasilândia e do Pátio Morro Grande.

O trecho escavado em NATM faz a conexão das vias operacionais com as instalações de manuntenção do ramal. Segundo as empresas, foram escavados 1,85 km de túneis, sendo 1.283 em via singela e o restante em dupla.

Trecho escavado em NATM tem 1,85 km
Trecho escavado em NATM tem 1,85 km

Já a construção da infraestrutura ferroviária do pátio Morro Grande atingiu 64,26%, incluindo a instalação de 851 toneladas de estruturas metálicas na área de manutenção e estacionamento para os 22 trens que irão operar o ramal.

Segundo o governo, “o espaço possui mais de 213 mil m² – o equivalente a 26 campos de futebol”.

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
7 comments
  1. A Acciona está de parabéns pela seriedade na construção de uma das linhas de metrô mais esperadas atualmente.
    A Linha 6-Laranja é extremamente importante para a mobilidade urbana de São Paulo, principalmente para os moradores dos bairros ao norte, como a Freguesia do Ó, Itaberaba, Brasilândia e região. Quem mora nesta parte da cidade sabe bem como é defasado o transporte por ônibus.

  2. Espero com muita gratidão se chegar até aqui perto da praça Alberto Lion. Deus os abençoe!

  3. A futura extensão sul, já mencionada anteriormente, utilizará outro caminho, outro túnel? Alguém tem conhecimento?

  4. Essa estação Monumento não era anteriormente na praça alberto lion pra fazer baldeação com o expresso tiradentes? Em qual projeto isso foi alterado?

  5. Ainda bem! No minimo até a Linha Turquesa, passando pela Aclimação e o Cambuci. e quem sabe integrando-se com uma futura extensão da Linha 5.
    Não fazia o menor sentido que a Linha 6 chegasse apenas até a estação São Joaquim, a integração com a Linha 1 viraria o caos.

Comments are closed.

Previous Post
Atual Estação Rio Grande da Serra será desativada (Jean Carlos)

Nova via para trens de carga da MRS será implantada em Rio Grande da Serra

Next Post
O poço Itapólis, ao lado das arquibancadas do estádio do Pacaembu (Linha Uni)

Estádio do Pacaembu e Linha 6-Laranja estão em meio à polêmica entre concessionárias

Related Posts