Após avançar no projeto de levar a Linha 4-Amarela até Taboão da Serra, o governo do estado prepara uma ação semelhante em relação à Linha 5-Lilás, que ganhará uma extensão até Jardim Ângela.
Durante seu discurso na segunda-feira, 10, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) comentou sobre a assinatura de um aditivo com a ViaMobilidade, concessionária que opera o ramal de metrô.
Segundo apuramos, o termo que prevê fornecer verbas para estudos mais aprofundados da extensão após Capão Redondo deve ser assinado ainda em junho.
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A expansão da Linha 5-Lilás é prometida há vários anos, mas até hoje não saiu do papel. A ViaMobilidade já iniciou estudos como projeto funcional, ambiental e de desapropriações, mas em níveis preliminares.
O que se sabe até então é que o novo trecho de 4,3 km terá duas estações (Comendador Sant’Anna e Jardim Ângela) e será majoritariamente em via elevada. Anteriormente havia a previsão de uma terceira estação e de uma construção subterrânea.
Em 201, durante anúncio da gestão passada sobre o projeto, a estimativa era de que as duas estações atraíriam mais 130 mil passageiros diariamente e que sua implantação custaria cerca de R$ 2,5 bilhões.
Esta expansão é muito oportuna pois a população mais distante merece ser bem atendida mas junto com este projeto deveria se estudar uma ligação entre as linhas 4 e 5 para possibilitar que parte da população da linha 5 que não tenha Santo Amaro como destino não tenha que fazer um percurso negativo e possa chegar às regiões centrais de São Paulo de maneira mais direta e sem superlotar a já lotada linha 5.
Já existe esse projeto e se chama Linha 24 – Quartzo, que sai do Campo Limpo, passa pela estação Taboão da Linha 4, passa pela futura estação Monte Belo da Linha 22, passa pela estação Carapicuíba da Linha 8 e termina em Alphaville em Barueri.
Bom dia, Cleber. Sua resposta reforça o meu raciocínio…Este trajeto que você informa deveria ser implantado simultaneamente nem que numa primeira etapa ele iniciasse apenas unindo as linhas 4 e 5.
Hahaha nossos governantes são piadistas. Falta fazer o prolongamento da Av Carlos Caldeira até o Jardim Angela. Essa história vai longe.
Tá na hora do GESP pensar é na outra ponta da linha, depois de Chara Klabin.
Tinha que levar ela até o Tatuapé e interligar com as linhas da ZL, a demanda das linhas 3, 4, 11 e 12 teria uma diminuição considerável, pois quem mora em regiões super populosas como a própria ZL ou Guarulhos por exemplo e trabalha na ZS, não iria precisar passar pelo centro velho para chegar e lá.
Gera uma economia de tempo para todo mundo e também pode desafogar a L2, que vai ser caótica quando chegar na estação Dutra em Guarulhos.
Também acho que seria o ideal, porém não deve acontecer. Vai ficar pra próxima concessão em 2050
Há um estudo pra levar até a futura estação São Carlos/Parque da Mooca da L-10. Seriam mais 3 estações (Ricardo Jafet, Bom Pastor e São Carlos/Parque da Mooca). Como a L-13 provavelmente não vai mais pra São Carlos/Parque da Mooca, a L-5 bem que poderia se estender ao menos até Bresser/Mooca.
A diretriz de expansão da L5 para a Estação IPIRANGA é muito mais viável para a rede e, sobretudo, para a L2 (que VAI PRECISAR ser desafogada), do que uma hipotética expansão da L5 para a futura Estação Parque da Mooca/São Carlos.
Aliás, não só expandir a L5 para Ipiranga, como também seguir por cerca de mais 2 km até a futura Estação Orfanato da L2 (cujos benefícios citei no meu comentário logo acima).
(ou logo abaixo)
rs
Também geraria desafogamento na Linha 1 e Sé por conta dos deslocamentos entre as Zonas Leste e Sul.
Basta levar a L5 até a futura Estação ORFANATO (passando pela Estação Ipiranga), trajeto mais curto e, portanto, mais rápido e de menor custo, além de não concorrer com a expansão da L2 (afinal, o gargalo na L2 ocorrerá no trecho já existente, e não no futuro novo trecho em expansão).
Assim, até quem vier de Guarulhos também poderá pegar a L5 em Orfanato, ajudando a desafogar a L2 entre Vila Prudente e Chácara Klabin, ou seja, justamente o trecho que precisará ser desafogado).
Mas antes de implementar a expansão, serão resolvidos problemas estruturais como o problema de grande fluxo da estação Santo Amaro, pequena demais para suportar .a quantidade de pessoas que transitam por ela a fim de fazer a baldeação para a linha Esmeralda, que já tem promessa de expansão até o Jardim Varginha, assim como o problema da estação Grajaú?
Verdade, mais o problema de extender até Bresser-Mooca é que não teria a conexão direta com a CPTM e teria que usar a já superlotada L3 pra fazer conexão com a ferrovia em Tatuapé ou Brás.
muita conversa, e tá na cara que esse governador forasteiro, nada vai fazer !! se fizer 10% será muito !!
A Estação Jardim Ângela tem que ser subterrânea, não há espaço na Estrada do M ‘ Boi Mirim para uma via elevada de metrô pesado por lá como a do projeto do monotrilho da SPTrans da década retrasada, pois a via é muito estreita de trânsito caótico e com a Linha 05 em subterrâneo por lá o número de desapropriações seria muito menor! Espero que mantenham o projeto antigo, a integração com o terminal de ônibus e com o entorno seria muito melhor!
Esqueceu da Linha 18 Bronze, do pedágio na Mogi Bertioga, da venda da Sabesp, das concessões questionáveis…
Fim da linha 18 Bronze foi coisa dos tucanos, e o Tarcísio tá sendo um governador muito melhor do que os anteriores.
Quando será que o governo vai olhar para a região de São Miguel Paulista , Itaim Paulista , Itaquaquecetuba , e implantar uma linha de Metrô … região está tão necessitada de transporte público…