Quase um mês depois de chegar ao Terminal 2 do Aeroporto de Guarulhos, o Aeromovel enfim concluiu uma viagem de teste até o Terminal 3, o mais distante da Linha 13-Jade.
O feito foi divulgado em uma rede social, mas sem grandes detalhes, apenas a menção ao fato de que o People Mover venceu uma rampa com inclinação de 5% no trecho, o que é considerado acima da média para vias com trilhos convencionais.
A composição de dois carros havia atingido o Terminal 2, o mais movimento do aeroporto, no início de outubro. O trem usado para o teste foi o de cor azul, o primeiro a ser entregue.
O sistema sobre trilhos ligará os três terminais à estação Aeroporto Guarulhos, da CPTM, e percorrerá uma distância de 2,7 km em sua viagem completa.
A expectativa é que o trajeto leve até 6 minutos e o tempo de espera será também de 6 minutos, bem menos que os 15 minutos de intervalo dos ônibus que hoje fazem o percurso.
Não há, contudo, uma data precisa de inauguração. O CEO da Aerom, líder do consórcio AeroGRU, que implanta o sistema, sugeriu que as viagens terão início no final do ano.
As obras civis parecem concluídas, restando no momento os testes de sistemas variados. Com o People Mover gratuito, será mais prático acessar o Aeroporto de Guarulhos, o maior do país, por trilhos.
essa primeira imagem ficou linda com essa ótica noturna
Bom, se o veículo superou uma rampa de 5%, então ele aguenta, agora só falta o verdinho ir pra lá também e depois começarem os testes com o laranjinha e até que a inserção do sistema aeromóvel foi discreta no aeroporto, não destoou do conjunto arquitetônico da área desde a estação da CPTM, espero que funcione bem!
Um total de 0 pessoas duvidava que o trem nao fosse aguentar a rampa, afinal foi projetado para isso.
Eles fazem testes usando sacos de areia nos bancos e dentro do aeromovel para os testes.
Parabéns para a AeroGRU em resolver um problema que se o nosso governo fosse sério não teria acontecido. Levaram a estação do trem da CPTM até o nada e por conta de menos de 3km, deixaram mais uma vez a população na mão, por esse e outros motivos que sou a favor da privatização, se Guarulhos fosse ainda da Infraero teríamos esse trem no dia 31 de Fevereiro de 3957.
Acorda Brasil, está na hora de aprender a votar em gente que faz alguma coisa, além de passar a mão no nosso suado dinheiro.
Que ótimo para a linha 6.
Já a linha 2 verde, está 2 anos para abrir a licitação de compra e NADA! Para entrega, após assinatura do contrato, leva 2 anos, ou seja, do jeito que vai, nem em 2027 teremos os trens para inauguração da extensão da linha 2 Verde até Vila Formosa. Talvez aí está o motivo do adiamento dessa extensão. Enqto isso, mais projetos ilusórios para trens em todo o Estado e metrôs para Grande São Paulo.
Esse aeromovel em GRU ainda mais feito pela Marcopolo vai ser uma otima vitrine para outros paises.
Santiago, Bogotá e diversos outros aeroportos quando forem implementar um people mover vao poder ver GRU como exemplo.
Querendo ou nao, GRU é enorme e o sistema tera 4 estacoes e 2 trens operando em simultaneo, muito mais complexo que o sistema de Porto Alegre. Agora sim o aeromovel vai ser um sucesso.
Querendo ou nao, o aeromovel de GRU é de longe o aeromovel mais completo da america latina, muito mais complexo que o da cidade do mexico ou do de Porto Alegre.
Com o People Mover tornando real esta conexão estratégica, agora sim poderemos afirmar que São Paulo tem conexão ferroviária com o seu Aeroporto Internacional.