Os testes dinâmicos do sistema People Mover do Aeroporto de Guarulhos estão evoluindo desde que a pré-operação teve início, em janeiro.
Neste domingo, 30 de março, o Aeromovel atingiu um recorde: o veículo sobre trilhos rodou mais de 190 km em um único dia.
Segundo o consórcio AeroGRU, o feito foi obtido pelo trem de cor laranja, que já passou de 985 km rodados desde que entrou em testes.
A marca para uma composição equivaleria a uma operação de 14 horas caso as viagens fossem feitas a cada 12 minutos (seis de espera e outros seis de deslocamento).

Ainda não se sabe qual será o período de funcionamento do serviço. É provável que circule no mesmo horário da CPTM ou talvez em um período um pouco menor, dependendo da demanda.
Durante a madrugada, o esperado é que a GRU Aiporto disponibilize ônibus para os passageiros a fim de abrir espaço para trabalho de manutenção no sistema.
No dia anterior, a equipe realizou testes de comissionamento, necessários para obter a certificação de segurança SIL4, o mais alto padrão da indústria e que permitirá o início da operação com passageiros.

Estreia em agosto?
O projeto do sistema de transporte automático que ligará os três terminais do aeroporto à Linha 13-Jade da CPTM sofreu atrasos já que deveria ter sido inaugurado no ano passado.
A ANAC, agência nacional de aviação civil, informou recentemente que o novo prazo é agosto de 2025, mas há uma expectativa que viagens de testes com usuários possam ocorrer nos próximos meses, caso seja obtida uma autorização parcial junto ao certificador.
Com 2,7 km de extensão, o People Mover paulista utiliza a tecnologia de propulsão híbrida criada pelo engeheiro Oskar Coester, fundador da Aerom.
Quando estiver funcionando plenamente, ele oferecerá viagens a cada 6 minutos e que cobrirão o percurso máximo também em 6 minutos.
O maior recorde que o Aeromóvel de Cumbica bateu foi o fe adiamentos! 😂😂😂😂😂
Já perdi a conta de quantos foram com apoio da imprensa movida a releases!
Se a GRU Airport permitisse que a linha 13 chegasse realmente no aeroporto nada disto estaria ocorrendo. Por causa disto os passageiros que chegam de trem ficam dependendo do tranfer precário. Por que esta concessionária propôs fazer uma coisa que não consegue?
Em tese, a GRU Airport não tinha que permitir nada. Infelizmente, o Governo Federal da época, por rixa política, prejudicou toda uma população.
Mesmo que tivesse sido construída uma estação no Terminal 2, ainda necessitaria do PEOPLE MOVER para ir aos terminais 1 e 3.
Não existe aeroporto grande (de qualidade) no mundo sem um People Mover fazendo esse trabalho.
Espero que os testes estejam sendo feitos com aqueles galões de água que simulam o peso dos passageiros e bagagens, com abertura/fechamento de portas a cada parada, bem como acelerações e frenagens com carga.
Que as demoras e atrasos se justifiquem, com os testes sendo realistas e adequados para se avalizar o desejado bom funcionamento do sistema.