O Aeromovel finalmente concluiu o primeiro teste que simulou a operação com dois trens simultâneos no percurso entre a estação da CPTM e os três terminais do Aeroporto de Guarulhos (veja vídeo abaixo).
Neste domingo, 27, os veículos de cor laranja e verde realizaram o cruzamento pelo by-pass, um trecho de vias duplas que será usado durante a operação comercial para permitir o intervalo de 6 minutos projetado.
A operação com duas composições era aguardada por colocar o sistema People Mover em avaliação em seu modo normal de funcionamento. Até então, apenas trens isolados percorriam os 2,7 km de extensão do trajeto.

Com a conclusão dessa etapa, o consórcio AeroGRU deverá ampliar os testes com dois trens para atingir o grau de maturidade do Aeromovel a fim de obter a certificação operacional.
O atual prazo de abertura do sistema é o segundo semestre, com o mês de agosto como o mais provável para início do serviço gratuito.

O laranjinha indo e o verdinho vindo, finalmente o Aeromóvel pode vir a se concretizar no transporte do Aeroporto de Guarulhos, talvez em maio ou junho haja alguns testes com os passageiros em horário reduzido e se tudo der certo, operação comercial plena a partir de agosto, vamos ver se será assim mesmo!
Que enrolação. Será que essa tecnologia é realmente funcional? Me passa a ideia de ser algo totalmente experimental.
Se esta tecnologia é tão boa por que os chineses não se interessaram por ela como no caso do trem de levitação magnética que foi construído na Alemanha, mas só como experiência?
agosto de Deus
Aproveitando o “assunto aeroporto de Guarulhos”…
O Expresso Aeroporto deveria ter ficado quietinho com seu terminal (destino final/inicial) na plataforma 5 da LUZ mesmo.
Ter levado este Expresso até a Barra Funda, nas atuais condições, foi um erro, pois matou a possibilidade de fazer terminal na Barra Funda (pelo menos em via singela) uma linha bem mais demandada, que é a Linha 10, a qual poderia, após o fim do “710”, passar a operar entre R. Gde. da Serra e Barra Funda, mantendo nos picos o loop interno entre Mauá e Luz.
Pelo menos aumentaria só 1 baldeação entre L7 e L10, e não 2.
Mas é aquela coisa: quem inventa esse monte de baldeações desnecessárias entre linhas, em estações LOTADAS, não anda e nem nunca andou de trem.