Aeromovel de Guarulhos terá “pré-operação” a partir de janeiro

Fabricante do People Mover afirmou a jornal que sistema que ligará a Linha 13-Jade aos três terminais do aeroporto está entregue.
O Aeromovel "verde" circulando em testes (Rebu)
O Aeromovel “verde” circulando em testes (Rebu)

O aguardado “People Mover” do Aeroporto de Guarulhos segue sem uma data oficial de inauguração, mas há um alento: segundo a Aerom, fabricante do Aeromovel, o sistema fará uma “pré-operação” a partir das primeiras semanas de janeiro.

Segundo disse a empresa gaúcha ao jornal Folha de São Paulo, que lidera o consórcio AeroGRU, responsável pela implantação do People Mover, o sistema “está entregue”, embora ainda seja necessário concluir o processo de certificação.

Meses atrás, o CEO da Aerom, Marcus Coester, previu que o Aeromovel seria concluído em outubro, mas nas últimas semanas os três veículos entregues raramente foram vistos em testes.

O cenário no geral é de que a obra está praticamente pronta, com exceção de alguns equipamentos e itens.

Consultada pelo jornal, a ANAC, agência nacional de aviação civil, que supervisiona o projeto (financiado pelo governo), disse que “segue acompanhando a implantação do investimento por meio de relatórios, reuniões e visitas técnicas a fim de buscar os esforços necessários para a conclusão das obras com agilidade, qualidade e presteza”.

Estação CPTM do People Mover
Estação CPTM do People Mover (rebU)

Segundo ela, o atraso envolve problemas na construção e implantação da tecnologia, o que pode gerar uma multa à GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto e é a responsável pela implantação perante o governo.

Com 2,7 km de extensão, quatro estações e capacidade para transportar até 2.000 passageiros por hora/sentido, o People Mover de Guarulhos fará viagens gratuitas a cada 6 minutos em ambas as direções.

Ele substituirá um precário serviço de ônibus, cujos intervalos e tempo de viagem têm sido grandes e inconstantes além de desconfortáveis para os passageiros.

A implantação e operação do Aeromovel foi bancada por meio de um desconto na outorga anual paga pela GRU Airport ao governo federal.

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17 comments
  1. Movimentar esse trambolho com ar comprimido é não é eficiente.
    Desperdício de dinheiro dos pagadores de impostos.
    Mais um elefante branco para a coleção de obras I’m imprestáveis do Brasil.

    1. Aposto que se esse “trambolho” fosse feito por americanos ou chineses você estaria elogiando, cara, esse tipo de comentário é o que me faz ver o porque os brasileiros são tão burros e retrógrados, essa é a mesmo modelo de outros APM (automatic people mover) usados em vários países e aeroportos, e não vemos as pessoas criticando, pelo contrario, só tem elogios, aqui, um APM criado por uma empresa brasileira, com uma tecnologia inventada por um brasileiro que é eficiente e diminui muito os gastos e o tempo de construção, só tem critica, eu estou com ótimas perspectivas e espero que esse seja o primeiro de muitos projetos que possam ajudar na mobilidade urbana

      1. Só existe um Aeromóvel em operação no mundo, o de Porto Alegre. E após falhas de projeto, ele passa mais tempo parado em manutenção do que funcionando.

        A empresa brasileira fez um produto ruim, não podemos obrigar o mercado brasileiro aceitá-lo apenas por “patriotismo”.

  2. O que foi feito para viabilizar a obra que é de simples exececução com os responsáveis, merito do ex-governador
    João Doria Jr.
    Responsável por ter atrasado ao menos dois anos é o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por razões eleitorais e esqueceu que isso poderia ser um serviço público a população.

    1. Gostaria muito de saber o que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fez para atrasar a obra. Além do ex-governador João Dória, mérito do Ministro da Infraestrutura da época, Tarcísio de Freitas.

      Todo esse imbróglio começou porque o presidente Lula não permitiu que a CPTM chegasse aos terminais de Metrô, já que o Geraldo Alckmin (PSDB) era seu adversário político na época. O Lula sim prejudicou a população de São Paulo.

    2. Meu caro: o ex-governador não teve nada de responsável por esse Aeromóvel, inclusive ele mesmo pagou um mico gigantesco porque ele chamava o projeto de monotrilho, sendo que nem um monotrilho era, quem realmente teve a responsabilidade pelo projeto foram: O Ministério da Infraestrura (pasta comandada por Tarcísio de Freitas),a Secretaria de Aviação Civil e a GRU Airport, o que o João Pinóquio Calça Apertada DitaDória fez foi iludir o povo, cancelar a linha 18-bronze e entregar varias linhas da região do ABC para a máfia Setti-Braga, ele foi o pior dos governadores de São Paulo, e tu querendo passar pano para ele e para o #PSDBOSTA, das duas uma: ou você não é de São Paulo, ou você é militante, ou de partidos de esquerda, ou do PSDBOSTA (o que pelas suas falas, deve ser justamente isso)

  3. Boa tarde, Fábio.
    A negociação entre a empresa responsável GRU-Airport e o Dória Jr. foi no início da gestão e a parte autorizar os canteiros de obra dependia da ANAC que é um órgão federal vinculado ao ministério da infraestrutura.
    Tendo ciência disso o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), percebendo que isso poderia maléfico contra ele e atrapalharia os planos, de uma eventual candidatura do Dória ao planalto, traria prejuízo ao seu sucessor e demorou praticamente dois anos a autorização das obras.
    O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), além, de ser uma gestão péssima e não pensava na população que o elegeu.

  4. Engraçado ninguém fala nada da prefeitura de Guarulhos, que com a gestão petista durante 14 anos , o aeroporto perdeu a area da terceira pista , por causa de invasões, bem como o governo assim permitiu que ele ficasse que nem Congonhas , engolido pela cidade, sem ter algum progresso

  5. Complementando meu comentário anterior Guarulhos sempre foi o patinho feio, tanto que em 1987/88 , foi inaugurado o Complexo Marrey , onde caberia uma bela area de cargas , acharam que ele nunca daria certo, no fim ele surpreendeu , porque sempre os governos priorizaram Galeão e Brasilia. Campinas é outro exemplo ficou jogado as moscas até a Azul, montar seu hub principal, e ainda Confins onde a GOL montou seu centro de manutenção . Guarulhos e Confins foram inaugurados no mesmo ano em 1985.Então esta na hora de darmos valor a um projeto brasileiro.

  6. Na prática comprovadamente não haverá benefício algum para os usuários trocar os atuais ônibus circulares por este “People Mover Eólico”!

    Sendo que o Doppelmayr-cable (Sistema funicular é comprovadamente mais eficiente)!

    Para as pessoas entenderem de forma simplificada como funcionava o desativado sistema funicular totalmente em declive da Serra do Mar em Paranapiacaba Cubatão, lembrando que o proposto para a GRU Airport, trata-se a de uma extensão de ~2,7 km no plano, ao contrário do antigo sistema da RFFSA que possuía 5 patamares em declive com conjuntos de Loco breque semelhantes de capacidade de carga muito maior a este para cada trecho de descida da serra.

    Entendo que a melhor opção seria extensão da Linha-13 ligando diretamente ao terminal assim como acontece no Terminal Rodoviário do Tietê e caso de ocorrências bastaria bloquear as portas e deixar a Linha-13 operando normalmente, e não haverá tanta atração pelos passageiros por utilizar este sistema caso ele seja implantado, pois não elimina o número de baldeações.

    1. Comprovadamente ? comprovadamente aonde ? você já andou naqueles ônibus ? acho que nunca.
      Outra, tentar comparar o aeroporto de Guarulhos com o Terminal Rodoviário do Tietê é bem insensato, fora que, mesmo que se levasse os trens da linha 13-jade para dentro do aeroporto, o resultado seria o mesmo, isso porque, a única serventia do da linha 13-jade é a de deslocar pessoas que moram na região de Guarulhos e trabalhadores do aeroporto para o sistema integrado de ferrovias e metrovias, o viajante aeronáutico não utiliza o serviço, porque, como não existe uma estrutura aonde o mesmo possa se deslocar sem precisar competir por espaço nos trens urbanos e sistema de metrô, então na pratica o resultado seria o mesmo, fora que também, seria uma obra muito complexa, e querendo ou não, existem muitos aeroportos mundo a fora que utilizam o APM (Automatic People Mover) no lugar de ferrovias, então, querendo ou não, ao Aeromóvel é muito mais vantajoso do que o ônibus, e ao mesmo temo ele é uma solução mais pratica do que levar os trens para dentro do aeroporto.

  7. Conforme previsto desde o início dessa aventura, esse negócio não funciona.
    Segundo amigos que trabalharam na obra , a questão agora é que os gaúchos se esqueceram de providenciar uma análise de segurança e como isso custa caro, se negam a fazer agora e a ANAC disse que sem análise de segurança não aceita a entrega.

  8. Muita “verborragia” nos comentários acima.
    As estações de trem dentro do aeroporto ajudariam?
    Claro que sim, porque ao contrário do que alguns aí escreveram, a linha 13 É SIM bem usada por turistas, não só por quem trabalha no aeroporto.
    O People Mover é uma boa?
    CLARO QUE SIM, porque resolve 2 problemas com uma única solução: 1) o deslocamento entre a estação da CPTM e os terminais; e 2) O deslocamento de passageiros ENTRE OS TERMINAIS. Ou alguém pagaria passagem para circular de trem entre um terminal e outro, se isso fosse possível?
    O People Mover é melhor que os atuais ônibus?
    CLARO QUE SIM, será mais rápido, terá intervalo menor e o embarque é MUITO MAIS AMIGÁVEL DO QUE NOS ÔNIBUS ATUAIS!
    E, sério, usar um sistema funicular num TRAJETO BASICAMENTE PLANO? Aí chutou o balde de vez mesmo…

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