Iniciado há quase três anos, o People Mover do Aeroporto de Guarulhos está perto de ser inaugurado. As obras civis foram concluídas no final de 2024 e há meses o consórcio AeroGRU tem realizado testes dinâmicos com os veículos Aeromovel.
A Aerom, fabricante do sistema de propulsão pneumática, previu ao jornal Folha de São Paulo que a solução de transporte sobre trilhos terá uma fase de “pré-operação” ainda neste mês.
O site recebeu informações coletadas no último domingo, 12, quando um dos três veículos, o de cor verde, estava realizando viagens entre as estações da CPTM e do Terminal 2 do aeroporto.
Os deslocamentos, como foram flagrados em vídeo, ainda ocorrem em baixa velocidade e com interrupções para verificações pela equipe do consórcio.
Um fato notado no dia foi a ausência de comando manual do trem, sugerindo que a operação tenha sido feita com o sistema de controle implantado.
Segundo relato, a composição de dois carros se deslocou com baixo ruído, ao contrário dos primeiros testes.
Ainda sem testes com dois trens
Não foi desta vez, no entanto, que a AeroGRU operou dois veículos de forma simultânea. Os outros dois trens ficaram estacionados na área de manutenção, próxima à Linha 13-Jade.
Ainda não está claro como será o início da operação com passageiros. Em ocasião anterior, o CEO da Aerom, Marcus Coester, comentou que haveria uma operação assistida em um trecho menor. Aos poucos, o sistema passaria a funcionar em um trecho maior e durante um horário mais expandido.
É a hipótese mais provável já que um sistema desse tipo precisa de muitas horas em atividade para ganhar confiabilidade.
Por enquanto, resta aos passageiros do aeroporto torcer para que o pesadelo dos ônibus acabe logo.
Que novela…
Tecnologia nova e inovadora, mas exige paciência.
Vergonhosa essa demora !!!