Ainda em ‘manual’, trem da Linha 17-Ouro faz passeio pelo trecho operacional

Composição SkyRail, da BYD, completou movimentação entre as estações Washington Luís e Brooklin Paulista na sexta-feira, 24
Trem da Linha 17 faz primeiro passeio na área operacional
Trem da Linha 17 faz primeiro passeio na área operacional (Alexandre Barbosa)

O Metrô de São Paulo e a BYD, fabricante do monotrilho SkyRail, completaram a primeira movimento de um trem entre estações da Linha 17-Ouro na sexta-feira, 24.

O “passeio”, ainda feito em modo manual e com possivelmente apenas com uso de baterias, ocorreu entre as estações Washington Luís e Brooklin Paulista, nas imediações do Pátio Água Espraiada.

O teste foi possível graças à finalização da montagem de um aparelho de mudança de via pouco antes de Brooklin Paulista, numa área onde haverá o desvio para seguir até o Aeroporto de Congonhas.

Painel do monotrilho e o modo manual em uso (Reprodução)

O fato foi comemorado por Alexandre Barbosa, diretor responsável pelo projeto na fabricante chinesa. “Durante o trajeto pudemos notar a população observando, acenando, crianças pulando de felicidade dando tchau, e simplesmente felizes!”, disse ele em postagem em rede social.

“Como não podemos nos orgulhar de fazer parte disso, de saber que nosso trabalho irá ajudar e melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas, deixar pessoas mais próximas de suas famílias, trazer tecnologia agilidade”, acrescentou Alexandre.

O novo teste ocorreu 11 dias após a primeira surtida da composição de monotrilho fora do pátio, quando chegou até a estação Washington Luís.

A meta do Metrô e da empresa é iniciar os testes operacionais neste trimestre em um trecho entre as estações Vereador José Diniz e Vila Cordeiro, que está sendo preparado para receber alimentação elétrica.

O trem da BYD se aproxima da estação Brooklin Paulista (Reprodução)

Quando isso ocorrer, o trem SkyRail dispensará o uso de baterias, recebendo eletricidade enviada pela subestação Bandeirantes.

A primeira viagem por um futuro trecho operacional deverá se tornar corriqueira nos próximos meses, à medida que são realizados testes mais complexos e frequentes para que o ramal fique pronto até o primeiro semestre de 2026.

Um segundo trem, o N02, está aguardando liberação no Porto de Santos, e deverá ser levado ao pátio em breve. As demais 15 composições serão enviadas da China até o final deste ano.

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  1. Cara, depois de tantos anos de obras, de atrasos e indefinições, isso é de encher de alegria mesmo! Que venha logo e que não demorem a viabilizar as extensões tão necessárias a Paraisópolis e Jabaquara! (ainda acho que poderiam chegar ao Zoológico/São Paulo Expo, mas essa discussão se faz depois, rs).

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