Retomadas em 2019, as obras da estação Varginha, da Linha 9-Esmeralda, deveriam ter sido entregues em 2021, conforme mostra o próprio site da CPTM.
Como se sabe, a nova estação ainda não foi inaugurada e continua sem um prazo para isso. Após várias promessas não cumpridas, o governo do estado não cita mais uma data para que a parada seja entregue à população.
A CPTM, responsável pelo projeto, disse ao site que as obras foram concluídas, a despeito de o canteiro continuar em atividade. Há a construção do acesso leste e das vias de um estacionamento após a estação.
“As obras estruturais da Estação Varginha da Linha 9-Esmeralda foram concluídas. Neste momento, estão em curso os ajustes técnicos e operacionais necessários a operação do sistema. A estação será aberta após a conclusão dessa etapa e fiscalização da Comissão de Monitoramento de Concessões (CMCP)“, explicou a companhia em nota.
Simples, obras da extensão começaram em 2013
A estação Varginha faz parte da extensão de 4,5 km da Linha 9, que inclui também a estação Mendes-Vila Natal e que foi lançada no início da década passada durante o governo Alckmin.
Deveria ter sido uma obra rápida e barata afinal as vias estavam disponíveis já que o trecho havia sido desativado pouco tempo antes.
No entanto, os primeiros contratos foram cancelados em 2016, quando o avanço dos trabalhos já era lento. O motivo foi a falta de dinheiro já que o governo do estado esperava um repasse da União, que não veio por questões burocráticas.
A saída foi relicitar o projeto, mas Varginha só teve a obra contratada em abril de 2019, junto à Engibrás por um valor de R$ 87 milhões à época.
O que se viu depois foi um longo período de lentidão no canteiro, com trabalhos “cosméticos”.
Drone flagrou descaso na obra
Curiosamente, as atividades no local ganharam impulso na gestão Doria após o canal iTechdrones iniciar uma cobertura da obra, expondo o descaso no canteiro.
Foi um período em que se viu avanços semanais, mas também promessas vazias. Prometida em 2021, Varginha então foi prevista para 2022, mas o governo anterior terminou sem entregá-la.
Desde 2023 no cargo, o atual governador Tarcísio de Freitas ainda não resolveu o problema. Durante sua gestão, a estação foi prometida para o segundo semestre de 2023, depois no primeiro semestre deste ano e então o final de 2024.
O “esquecimento” de Varginha ocorre em meio aos problemas da ViaMobilidade em oferecer uma operação adequada na Linha 9-Esmeralda. A concessionária está substituindo a frota de trens por novas composições da Alstom, mas duas delas foram avariadas em incêndios.
Além disso, há obras de duas subestações de energia em andamento e que reforçarão a capacidade do ramal, necessária para introduzir mais trens no carrossel para chegar à Varginha.
Como este site já disse anteriormente, inaugurar uma estação apenas por interesse eleitoral como fez João Doria em agosto de 2021, é inútil. Melhor é concluir o trabalho e oferecer o serviço esperado.
No entanto, é preciso transparência da gestão pública em explicar a razão de tantos atrasos e, sobretudo, oferecer um prazo de inauguração realista à sociedade.
Sempre digo e repito, algum interesse tem essa demora tanta.. onde foi parar todo o valor de construção da obra? O trem que ligava Itu a Santos, no século XX, foi construído em 10 anos, mais de 500km.. enquanto isso os bananinhas..
Pra mim isso claramente tem a ver com a capacidade da Via Mobilidade em operar a L9 com mais essa estação. Se o serviço já é ruim atualmente, imaginem quando essa obra for concluída e a demanda aumentar muito. Conheço pessoas que moram em Parelheiros e preferem pegar ônibus até o centro pois o trem é muito cheio atualmente, imagine então como ficará quando entregarem Varginha.
Se fosse só Varginha…
A estação Francisco Morato levou quase 11 anos para ser terminada.
A estação Osasco teve sua reforma iniciada em 2011 e foi abandonada em 2012.
A estação Pinheiros teve sua reforma iniciada em 2009 e abandonada em 2012.
Todas obras de gestão da CPTM.
Parece que para cada real investido pelo estado na CPTM, parte se perde na incompetência dessa estatal.
Não vemos esse cenário de obras abandonadas e projetos incompletos no Metrô, por exemplo.
Padrão CPTM de qualidade, incompetência é o sobrenome dessa estatal.
Isso que diziam que ia liberar a operação no final de 2023……