Ainda sem horizonte factível, Linha 20-Rosa promete atender 137 mil pessoas em Santo André

Ramal subterrâneo passa por estudos e projetos que trarão subsídios para governo do estado decidir como oferecê-lo à iniciativa privada
Linha 20-Rosa deverá ter 33 km de extensão e 24 estações (Jean Carlos)

Ainda serão necessários muitos anos até que um trem do metrô circule pelo ABC Paulista, mas as indefinições que cercam o projeto da Linha 20-Rosa não impedem declarações otimistas de políticos da região.

Nesta semana, a prefeitura de Santo André divulgou uma nota em que comenta a previsão do Metrô de atrair 137 mil passageiros por dia no trecho que passará pelo munícipio.

A companhia do estado faz apresentações sobre o andamento do projeto com o intuito de mobilizar a administração pública municipal a facilitar uma implantação futura, por exemplo.

Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter

Mas apesar disso, trata-se apenas de uma estimativa distante e que dependerá de vários fatores que serão analisados durante o andamento do projeto.

Atualmente, a Linha 20 propõe um traçado de 33 km e 24 estações, com expectativa de atrair cerca de 1,3 milhão de passageiros em toda a extensão. Santo André terá quatro estações no plano atual: Afonsina, na divisa com São Bernardo,  Príncipe de Gales, Portugal e Santo André, onde haverá conexão com a Linha 10-Turquesa. Os nomes das paradas, no entanto, podem mudar, com exceção de Santo André.

Mapa de estações provisório da Linha 20-Rosa (CMSP)

Projeto complexo

Esse é o passo mais concreto que demos até agora para a chegada do Metrô em Santo André. Sabemos da importância desta obra para a cidade e o futuro que estamos construindo. A pedido do prefeito Paulo Serra, seguimos dando atenção especial no que depender de nós a este projeto para viabilizarmos o quanto antes o início das obras”, disse o secretário de Planejamento Estratégico e Licenciamento, Acácio Miranda.

A despeito da empolgação, há muito o que fazer para tornar a Linha 20 uma realidade. Antes de tudo, será preciso encontrar uma forma de transformar o trecho no ABC Paulista em viável economicamente. Nos estudos realizados até, a etapa é menos atraente que o percurso entre Santa Marina e Abraão de Morais.

Como a Linha 20 deve ser construída e operada por uma concessionária privada, será imprescindível propor um modelo de negócio lucrativo. Se o trecho do ABC não é tão superavitário a alternativa será bancar essa diferença, por exemplo.

Diante da complexidade de um ramal metroviário tão extenso, o edital de concessão deverá ser longamente discutido com a sociedade, empresas e potenciais financiadores.

Por todas essas razões, vender a ideia que a Linha 20-Rosa é uma meta possível para as atuais administrações soa um tanto desonesto.

 

Total
0
Shares
Antes de comentar, leia os termos de uso dos comentários, por favor
7 comments
  1. Poderíamos já ter a Linha Bronze com algumas estações inauguradas, atendendo uma das regiões mais carentes de transporte público de qualidade da RMSP. Mas por interesses canalhas, retrocedemos e muito, engoliremos mais um lixo de corredor de ônibus mequetrefe ( os quais na realidade deveriam ser suprimidos em prol de transportes sobre trilhos).
    E essa história de Linha Rosa não passa de uma cortina de fumaça ridícula, tenho 33 anos e troco de nome de essa Linha for inaugurada com eu ainda vivo.

  2. Ou seja iludem o povo com a promessa de transporte e largam como fizeram como o monotrilho de São Bernardo.

  3. Resumindo: por um bom tempo, vamos ter de nos “contentar” com o BRT ABC, quando ficar pronto, e torcer para a Next cumprir com o termo contratual de transformar as paradas do corredor ABD no mesmo molde deste modal que vai sair. O resto me parece uma especulação que deve demorar, e muito.

  4. Tarcísio, se algum dia ler este post daria alguns conselhos para ser realista no que possui atualmente.
    Foca nas linhas em qual encontra-se em expansão 2, 6, 9, 15 e 17.
    Tentaria com as empresas responsáveis pela concessão a expansão das linhas 4 até Taboão da Serra e 5 lilás até o Ipiranga e Jd. Ângela.
    Tendo orçamento a expansão ao menos da linha 2 verde até o Tiquatira, linha 11 a estação Lajeado e linha 12 as estações Vila Jácui e Suzano.
    As demais linhas como: 16 violeta, 19 celeste, 20 rosa e 22 marrom deixa quieto por enquanto.

  5. Essa linha é longa demais jamais vai sair do papel. a Linha 6 foi encurtada imagina essa linha 20 vai chegar no abc em 2090. Acabaram com a linha 18 e não colocaram nenhuma alternativca viável.
    coitado do povo do ABC.

  6. Mais provável cancelarem isso igual com a Linha 18 Bronze por que “já tem BRT, não precisam de metrô”

  7. Pessoal do abcd me desculpa mas a L22 sozinha vai levar 800mil pessoas dia completa . Três vezes mais que uma estação da L20

Comments are closed.

Previous Post
Fabricante original deixou de fornecer peças (Jean Carlos)

Metrô de São Paulo busca empresas para fabricar peça para o monotrilho

Next Post
Linha 11-Coral terá trecho interditado neste domingo (16) (Jean Carlos)

Linha 11-Coral terá trecho entre Luz e Brás interrompido neste domingo (16)

Related Posts