Ainda serão necessários muitos anos até que um trem do metrô circule pelo ABC Paulista, mas as indefinições que cercam o projeto da Linha 20-Rosa não impedem declarações otimistas de políticos da região.
Nesta semana, a prefeitura de Santo André divulgou uma nota em que comenta a previsão do Metrô de atrair 137 mil passageiros por dia no trecho que passará pelo munícipio.
A companhia do estado faz apresentações sobre o andamento do projeto com o intuito de mobilizar a administração pública municipal a facilitar uma implantação futura, por exemplo.
Siga o MetrôCPTM nas redes: Facebook | LinkedIn | Youtube | Instagram | Twitter
Mas apesar disso, trata-se apenas de uma estimativa distante e que dependerá de vários fatores que serão analisados durante o andamento do projeto.
Atualmente, a Linha 20 propõe um traçado de 33 km e 24 estações, com expectativa de atrair cerca de 1,3 milhão de passageiros em toda a extensão. Santo André terá quatro estações no plano atual: Afonsina, na divisa com São Bernardo, Príncipe de Gales, Portugal e Santo André, onde haverá conexão com a Linha 10-Turquesa. Os nomes das paradas, no entanto, podem mudar, com exceção de Santo André.
Projeto complexo
“Esse é o passo mais concreto que demos até agora para a chegada do Metrô em Santo André. Sabemos da importância desta obra para a cidade e o futuro que estamos construindo. A pedido do prefeito Paulo Serra, seguimos dando atenção especial no que depender de nós a este projeto para viabilizarmos o quanto antes o início das obras”, disse o secretário de Planejamento Estratégico e Licenciamento, Acácio Miranda.
A despeito da empolgação, há muito o que fazer para tornar a Linha 20 uma realidade. Antes de tudo, será preciso encontrar uma forma de transformar o trecho no ABC Paulista em viável economicamente. Nos estudos realizados até, a etapa é menos atraente que o percurso entre Santa Marina e Abraão de Morais.
Como a Linha 20 deve ser construída e operada por uma concessionária privada, será imprescindível propor um modelo de negócio lucrativo. Se o trecho do ABC não é tão superavitário a alternativa será bancar essa diferença, por exemplo.
Diante da complexidade de um ramal metroviário tão extenso, o edital de concessão deverá ser longamente discutido com a sociedade, empresas e potenciais financiadores.
Por todas essas razões, vender a ideia que a Linha 20-Rosa é uma meta possível para as atuais administrações soa um tanto desonesto.
Poderíamos já ter a Linha Bronze com algumas estações inauguradas, atendendo uma das regiões mais carentes de transporte público de qualidade da RMSP. Mas por interesses canalhas, retrocedemos e muito, engoliremos mais um lixo de corredor de ônibus mequetrefe ( os quais na realidade deveriam ser suprimidos em prol de transportes sobre trilhos).
E essa história de Linha Rosa não passa de uma cortina de fumaça ridícula, tenho 33 anos e troco de nome de essa Linha for inaugurada com eu ainda vivo.
Ou seja iludem o povo com a promessa de transporte e largam como fizeram como o monotrilho de São Bernardo.
Resumindo: por um bom tempo, vamos ter de nos “contentar” com o BRT ABC, quando ficar pronto, e torcer para a Next cumprir com o termo contratual de transformar as paradas do corredor ABD no mesmo molde deste modal que vai sair. O resto me parece uma especulação que deve demorar, e muito.
Tarcísio, se algum dia ler este post daria alguns conselhos para ser realista no que possui atualmente.
Foca nas linhas em qual encontra-se em expansão 2, 6, 9, 15 e 17.
Tentaria com as empresas responsáveis pela concessão a expansão das linhas 4 até Taboão da Serra e 5 lilás até o Ipiranga e Jd. Ângela.
Tendo orçamento a expansão ao menos da linha 2 verde até o Tiquatira, linha 11 a estação Lajeado e linha 12 as estações Vila Jácui e Suzano.
As demais linhas como: 16 violeta, 19 celeste, 20 rosa e 22 marrom deixa quieto por enquanto.
Essa linha é longa demais jamais vai sair do papel. a Linha 6 foi encurtada imagina essa linha 20 vai chegar no abc em 2090. Acabaram com a linha 18 e não colocaram nenhuma alternativca viável.
coitado do povo do ABC.
Mais provável cancelarem isso igual com a Linha 18 Bronze por que “já tem BRT, não precisam de metrô”
Pessoal do abcd me desculpa mas a L22 sozinha vai levar 800mil pessoas dia completa . Três vezes mais que uma estação da L20