Como era esperado há algum tempo, o governador Geraldo Alckmin fez uma viagem de reconhecimento com o monotrilho da Linha 15-Prata do Metrô nesta terça-feira (20). E prometeu que cinco das oito estações em construção na região de Sapopemba e São Mateus serão abertas no final de março em operação assistida, ou seja, sem cobrança de tarifa e em horário reduzido.
Caso cumpra essa nova previsão, as estações São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União e Jardim Planalto passarão a funcionar no mês que vem enquanto Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus ficarão para o final de maio. Entre as cinco primeiras estão três estações que tiveram problemas com o desvio do córrego e acabaram começando a ser construídas mais tarde. No entanto, o consórcio responsável por elas conseguiu recuperar parte do tempo e hoje elas estão apenas um pouco atrás de Vila União e Jardim Planalto, as mais adiantadas.
Quando forem inauguradas, as cinco estações acrescentarão 6,5 km à malha metroviária fazendo com que o Metrô atinja a marca de 87 quilômetros. Já as três estações postergadas devem somar 3,6 km a esse total – o que faria o metrô paulistano chegar a 90 km de extensão.
A estratégia de dividir a abertura das oito estações, que até então deveriam ser inauguradas em conjunto, faz mais sentido pelo aspecto técnico e humano. Como é uma linha em que quase tudo é novo, será um cenário mais adequado para colocar à prova as novas paradas, trens, sistemas e os equipamentos de mudança de via, chamados de “track-switches“. Entre Vila União e Jardim Planalto há um conjunto deles que servirá para que os trens mudem de via até chegar a essa última estação. Na segunda etapa de inauguração, o retorno será feito pouco antes de São Mateus, a única parada que possui duas plataformas.
Alckmin revelou também que o edital de concessão da Linha 15 deverá ser publicado em março. A previsão é que ele fique disponível para os interessados por cerca de 90 dias até a realização do leilão por volta de julho. O modelo de concessão deve ser semelhante ao edital das linhas 5-Lilás e 17-Ouro, leiloadas em janeiro.
Ida e volta
Aberta em agosto de 2014, a Linha 15-Prata funciona em horário comercial, mas atendendo apenas duas estações atualmente: Oratório e Vila Prudente, onde se conecta à Linha 2-Verde do Metrô. Mesmo assim, passaram em janeiro pela linha 209 mil usuários, segundo a empresa, média de 10 mil passageiros por dia.
O intervalo, por essa razão, é alto para os padrões do Metrô. Para se preparar para uma demanda imensa que deve surgir após a abertura das oito novas estações, o Metrô tem feito testes em todos os domingos, fechando a linha por várias horas. A demanda total esperada quando as 10 estações estiverem abertas é de 350 mil passageiros por dia – 400 mil quando for entregue a estação Jardim Colonial.
Sobressaltos
O blog fez a viagem de reconhecimento com o governador nesta manhã e pode constatar que existe muito trabalho pela frente. A viagem percorreu quatro das cinco estações prometidas para março, mas houve o desembarque apenas em Vila União. As vias nesse trecho apresentam os conhecidos solavancos do primeiro trecho, mesmo com o trem andando numa velocidade bastante baixa. Há que se levar em conta que a composição estava vazia, situação que não deve se repetir na operação normal.
Já as estações estão num estágio bastante parecido, com portas de plataforma, piso, iluminação e escadas rolantes montadas. Mas faltam elevadores e muito acabamento ainda, sobretudo em alguns acessos. Parece bastante trabalho para pouco mais de um mês de prazo.
Veja galeria com imagens das estações:
Vão abrir algumas estações 🙂
Ótima notícia.
E o que farão com a extensão da linha? O pontilhão está indo até parte da Ragueb Chohfi e parou.
Ricardo, ali na ponta será construída a estação Jardim Colonial, antes chamada de Iguatemi. Mas é outra licitação e previsão de entrega apenas em 2021.
Olá Ricardo, aproveito o espaço para te pedir que tente obter notícias sobre a L 18 Bronze. Falta obterem o empréstimo de R$ 400 milhões para iniciarem as desapropriações. O contrato foi assinado em 2014. Acaba em maio/18 e nada foi feito. O ABC precisa dessa linha do Metrô já faz muito tempo. Por favor, nos dê notícias e ajude em divulgações que possam chamar a atenção dos governos para a importância dessa linha. Serão no mínimo 300.000 usuários que se beneficiarão.
Olá, Cezar, durante a inauguração da estação Higienópolis-Mackenzie eu perguntei sobre a Linha 18 ao secretário Clodoaldo Pelissioni, mas ele se resumiu a dizer que “está suspensa”, o que interpretei como está parada aguardando o financiamento. Vamos voltar a consultar a STM a respeito porque em maio vence mais uma vez a prorrogação do contrato com a VEM ABC.
Essas 5 estações já estão com as PSD’s instaladas e funcionando? Para as restantes as PSDs devem obrigatoriamente serem instaladas para testes não? Portanto em Abril a equipe da Bombardier possa começar a trabalhar na L5?
ótimas noticias, moro próximo as estações Vila Tolstói e Vila União, e a abertura dessas estações irá ajudar muito nossa região.
Ricardo vc não têm mais fotos dessas 5 estações que estão sendo finalizadas? Gostaria de ver como elas estão por dentro … Eu, particularmente, não acho que eles consigam entregar em março. Em abril, eu acredito.
Acabando de editar…rs
Se puder voltar ao post a partir das 17h já terei subido a galeria, mas são fotos de Vila União e umas poucas das demais porque não paramos nelas.
O governador promessinha fazendo-se de prefeito.
Sobre as estações depois de são Matheus, a seguinte no caso “Iguatemi” ? Alguém sabe de algo?
uma curiosidade, o que aconteceu com aquele concurso cultural que selecionou a melhor pintura para ser colocado no primeiro vagão do monotrilho, a linha está “inaugurada” e esqueceram do concurso?
Boa tarde quando será inaugurada as novas estações e horário de funcionamento vai ser diferenciado?
Mais uma vez o nosso governador falha na entrega, hoje dia 02/04/2018 e nada de estações entregues, esse final de março deve ser de 2019.