O governador do estado, Geraldo Alckmin, esteve nesta terça-feira, 29, no canteiro de obras da Linha 13-Jade, da CPTM, que fará a ligação do aeroporto de Guarulhos com a rede metroferroviária da Grande São Paulo.
No local, o governador presenciou o içamento de mais duas vigas da via elevada que ocupará quase oito dos 12,2 km da nova linha. Alckmin também aproveitou para prometer a inauguração da Linha 13 no início de 2018, contrariando informação recente do seu secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, que recentemente reconheceu que a obra só será concluída em 2019.
O grande obstáculo para inauguração da linha está no trecho que passa pelas rodovias Ayrton Senna e Dutra, que exigem viadutos cuja construção está atrasada.
Por outro lado, as três estações da primeira fase da Linha Jade já estão em construção, com cerca de 30% das obras concluídas, segundo o governador. Das 784 vigas previstas, 296 já foram içadas.
Na sua primeira fase, a Linha 13-Jade ligará o Aeroporto de Guarulhos à estação Engenheiro Goulart, onde os passageiros poderão se conectar a Linha 12-Safira. De lá o usuário chegará ao Metrô da Linha 3 na estação Tatuapé. Ou seja, serão necessárias várias baldeações para chegar a destinos como a Avenida Paulista, Zona Norte ou a Zona Sul, para citar alguns exemplos.
Esse cenário só irá melhorar quando a extensão da Linha 2 chegar à futura estação Tiquatira, onde está prevista uma estação da Linha 13 também. Está em projeto também uma nova extensão da linha Jade que deverá atingir Chácara Klabin, fazendo conexão com a Linha 5 e novamente com a Linha 2. Esse projeto, no entanto, não tem prazo informado.