Escolhida para fornecer 36 novos trens para as linhas 8-Diamante 9-Esmeralda, a Alstom também assumiu outro contrato com a ViaMobilidade, que envolve a modernização do sistema de controle de tráfego dos ramais.
A fabricante francesa revelou nesta terça-feira (2) que fornecerá o Controle Local para o Sistema Automático de Trens (ATO – Automatic Train Operation) na estação Osasco. O serviço, no entanto, já teve início e deve ser concluído em maio de 2025.
Ele consiste em permitir que as composições possam realizar operações automotizadas como parada e partida nas estações e abertura e fechamentos das portas. Não se trata, no entanto, de um nível de automação comparável às linhas de metrô de São Paulo, mas têm o potencial de melhorar o serviço, além de torná-lo mais seguro.
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De acordo com a Alstom, haverá uma nova arquitetura de interface entre o Centro de Controle Operacional (CCO) das linhas 9-Esmeralda e 8-Diamante, por conta de um novo intertravamento implementado pela ViaMobilidade. A grosso modo, são circuitos que identificam a presença de trens em divisões de blocos. Quanto menores os blocos fixos, mais capaz e veloz é o serviço.
Com as mudanças, os trens da Linha 9 poderão manobrar após a estação Osasco com o ATO. A empresa também revelou que as mudanças também se estenderão aos 36 novos trens, que já estarão integrados ao novo sistema.
A primeira composição da Série 8900 está em testes e pode entrar em operação comercial neste mês ou, mais tardar, em junho.
Espero que instalem o cbtc na 8, e PSD’s nas duas linhas
PSD, CBTC Não estão no contrato. A concessionária não é obrigada a fazer essas mudanças.
Pra manobrar a oeste da Estação Osasco, a ViaMobilidade terá de concluir as obras da plataforma inacabada do lado norte da estação, é o único jeito.