Alstom fornecerá sistema de sinalização ETCS para as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da ViaMobilidade

Novo sistema tem custo estimado em R$ 1 bilhão. ETCS deverá ter integração com o sistema ATO que permite o controle automático dos trens, além de possibilitar a redução dos intervalos no horário de pico
Linha 8 e 9 ganharão sistema ETCS da Alstom (Jean Carlos)
Linha 8 e 9 ganharão sistema ETCS da Alstom (Jean Carlos)

A ViaMobilidade, operadora das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, deverá firmar um novo contrato junto à Alstom para a implantação do novo sistema de sinalização ETCS.

A informação consta da AGE realizada no dia 25 de novembro, mas que foi tornada pública apenas no final de dezembro. Na ata consta a aprovação pela CCR e pela Ruas Invest da celebração do contrato junto à Alstom Brasil Energia e Transportes Ltda.

Assembleia Geral Extraordinária de 25 de novembro (ViaMobilidade)
Assembleia Geral Extraordinária de 25 de novembro (ViaMobilidade)

A implantação do novo sistema de sinalização será formalizado através do 1º termo aditivo ao contrato de concessão das linhas 8 e 9 que deverá ser firmado no começo de 2025.

O sistema ETCS Onvia da Alstom deverá substituir o atual sistema ATC. Suas funcionalidades são semelhantes ao CBTC, com a vantagem de ser um sistema interoperável e de múltiplos fornecedores. O sistema ETCS deverá ter interação direta com a sinalização ATO em implantação nos ramais.

Sistema de sinalização ETCS (Alstom)
Sistema de sinalização ETCS (Alstom)

O custo estimado para a implantação do ETCS nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda será de R$ 1,025 bilhão. Os investimentos deverão ser parcialmente providos pelo estado em um acordo fiscal que equilibrará as penalidades da concessionária.

Não há previsão de quando o novo sistema deverá ser totalmente implantado nas linhas 8 e 9.

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3 comments
    1. Depende. Se a Via Movilidade ficar pedindo coisas fora do padrão, como a CMSP fez, vai demorar.
      Se a Alstom conseguir implementar alguma solução de prateleira sera rapido assim como foi na Linha 1 do Metro de Santiago (que alias foi a mesmíssima Alstom Brasil que implementou la).

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