A CPTM publicou nesta quinta-feira, 13, o quarto termo aditivo do contrato de implantação de sinalização ATO para as linhas 9-Esmeralda e 12-Safira. O serviço, que deveria ser realizado em 24 meses, vai chegar a cerca de 200 meses desde a assinatura do contrato.
A companhia de trens firmou contrato com o Consórcio Automação formado pelas empresas Alstom e Hitachi (antiga Ansaldo) em outubro de 2009.
O objetivo do serviço é a implantação do sistema ATO (Automatic Train Operation) nas linhas 7-Rubi, 9-Esmeralda e 12-Safira. A Linha 7-Rubi foi excluída no terceiro aditivo.
O foco é permitir a automatização parcial dos trechos. O sistema permite a abertura de portas de forma automática, bem como aceleração, frenagem e regulagem operacional da linha por nível de serviço.
![Com ATO os trens podem operar de forma automatizada (Jean Carlos)](https://www.metrocptm.com.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-13-at-16.37.50-Jean-Carlos.jpg)
Cronograma
Os contratos de sinalização com participação da Alstom sofrem atrasos sucessivos de cronograma. Serviços que deveriam ser realizados em poucos anos acabaram sendo prolongados para a casa de centenas de meses.
Em outubro de 2009, o contrato foi homologado pelo valor de R$ 169,9 milhões (set/2009). O valor atualizado para janeiro de 2025 é de R$ 407 milhões.
Foram realizados quatro termos aditivos com as seguintes condicionantes:
- 1º em 04/2012 – Prorrogação de prazo por 24 meses
- 2º em 05/2014 – Prorrogação de prazo por 18 meses
- 3º em 12/2022 – Prorrogação de prazo por 24 meses, retirada da Linha 7-Rubi e redução de valor em R$ 1,6 milhão
- 4º em 02/2025 – Prorrogação de prazo por 18 meses
![Histórico da contratação (GESP)](https://www.metrocptm.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Contrato-Alstom.jpg)
Segundo o termo aditivo, o contrato com a Alstom terá duração de 118 meses. Mas, considerando a data de homologação até o período de publicação da matéria, já se passaram 184 meses.
Este período equivale a 15 anos de quatro meses. Segundo o relatório de empreendimentos da CPTM, o contrato deverá ser finalizado no primeiro semestre de 2026.
Desta forma, dentro da previsão da CPTM, o contrato seria finalizado com 16 anos e oito meses chegando aos 200 meses para sua efetiva conclusão.
![Sistema ATO deverá ser implantado também na Linha 9-Esmeralda (Jean Carlos)](https://www.metrocptm.com.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-13-at-16.37.51-1-Jean-Carlos.jpg)
Compreende-se que a implantação de um sistema de sinalização tenha grandes complexidades, mas a falta de gestão e competência sob este contrato causa espanto.
O mesmo ocorre com o Metrô de São Paulo que está passando por quase 20 anos de contrato para a implantação do CBTC.
Vale lembrar que esse projeto, assim como a implantação do CBTC nas linhas 11-Coral e 10-Turquesa acabarão desperdiçados no futuro já que o governo do estado decidiu usar um novo sistema de sinalização em todos os ramais de trens metropolitanos.
Trata-se do ETCS, um padrão de código aberto que trará vantagens por não depender de tecnologia proprietária. Porém, a mudança significa que sistemas e equipamentos adquiridos nos últimos anos, alguns nunca colocados em serviço, se tornarão inúteis.
Na renovação de 2022 já se sabia que a CPTM entraria em processo de dissolução e que seria de melhor tom jogar esse custos para as futuras concessionárias (tanto que houve a exclusão da L7). Agora em 2025 faz ainda menos sentido prorrogar um contrato que nunca foi executado e cujo planejamento foi feito da forma mais porca possível! – vide o uso de sistemas diferentes no mesmo par de linhas.
Alô Ministério Público, acho que deve ter boi nessa linha.
Nenhuma menção ao fato da CPTM comprar um sistema de prateleira e exigir funções específicas, alterações de escopo não usuais e também congelar o projeto por quase 4 anos?
novela sem fim esse sistema ATO