A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) divulgou imagens do início da montagem das portas de plataforma na estação Alto da Boa Vista nesta semana. A parada da Linha 5-Lilás havia recebido os materiais em janeiro e passou por um trabalho topográfico antes de ser preparada para receber o equipamento.
Segundo a secretaria “foram feitos diversos trabalhos topográficos, a elaboração do projeto para marcar os pontos exatos onde os postes serão colocados e posteriormente a furação e corte da plataforma. O trabalho topográfico está atualmente sendo feito nas estações Campo Belo, Moema e Chácara Klabin”.
Alto da Boa Vista será a oitava estação a receber as fachadas de segurança, de 17 estações do ramal operado pela ViaMobilidade. Ela foi inaugurada em setembro de 2017 sem as PSDs por problemas com a subcontratada da Bombardier, responsável pelo contrato. Para não atrasar ainda mais sua abertura, o consórcio construtor instalou um piso provisório e não apenas ela como Borba Gato começaram a operar sem as portas. Apenas Brooklin recebeu na época o equipamento, mas incompleto e que só entrou em operação em junho do ano passado.
Com a conclusão dos trabalhos nas quatro estações da nova fase restantes, a Bombardier focará no trecho original da Linha 5-Lilás, com sete estações e que não foram projetadas para receber as PSDs. As duas primeiras estações que receberão as fachadas serão Capão Redondo e Largo 13.
Essas portas apesar de evitarem quedas acidentais, são um problema enorme em hora de falhas. Basta uma pequena aglomeração, que os usuários ficam presos, entre as portas da estação e do trem. Já vi operadores de trem, abrindo as portas da composição às pressas, para evitar que o trem saia e aconteça uma tragédia. Fora que elas vivem dando falhas. Deveriam utilizar uma tecnologia mais segura.