Anéis dos túneis da Linha 6-Laranja já são inseridos por poço no Pacaembu

Mudança de estratégia da LinhaUni permitirá que estações da primeira fase tenham suas plataformas finalizadas para inauguração em 2026
Aduelas no Pacaembu
Aduelas no Pacaembu (Reprodução)

A Linha Uni, concessionária responsável pela Linha 6-Laranja, e sua maior acionista, a construtora Acciona, estão mudando o processo de entrega das aduelas de concreto dos túneis escavados pelo Tatuzão Sul.

Imagem compartilhada por um funcionário da empresa mostra que as peças passaram a ser estocadas e levadas até o tatuzão pelo VSE Pacaembu, um canteiro de obras próximo à estação FAAP-Pacaembu.

Até então os anéis de concreto eram introduzidos pelo VSE Tietê, na Zona Norte, e de lá levados por veículos especiais até a parte traseira da tuneladora.

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Estação FAAP-Pacaembu
Estação FAAP-Pacaembu em julho de 2024 (iTechdrones)

Com a entrega das aduelas em Pacaembu esse processo passa a ser mais rápido, mas é a possibilidade de liberar cinco estações para serem finalizadas o maior ganho da nova estratégia.

Sem os veículos circulando pelos túneis, a Acciona pode finalizar as plataformas das estações Santa Marina, Água Branca, SESC-Pompéia, Perdizes e PUC-Cardoso de Almeida.

O único inconveninente por ora seria a retirada do material escavado, feito por uma esteira instalada na parte superior dos túneis. Essse processo, em tese, continuaria sendo feito em Tietê por ora.

Esteiras que retiram o material escavado no VSE Tietê
Esteiras que retiram o material escavado no VSE Tietê (iTechdrones)

Tatuzão já teria avançado 300 metros em direção à Higienópolis-Mackenzie

O governo do estado planeja inaugurar um primeiro trecho da Linha 6-Laranja no segundo semestre de 2026. Ele compreende as estações entre Brasilândia e Perdizes, permitindo uma ligação com a Linha 7-Rubi em Água Branca, inicialmente.

Para isso, no entanto, a Acciona precisa encerrar a escavação feito pelo outro tatuzão, que segue em direção ao norte e deverá chegar à futura estação Maristela no final do ano. Em 2025 ele deve encerrar os trabalhos ao atingir a estação Brasilândia.

Segundo o canal Linha 6-Laranja (sem relação com a Linha Uni), o Tatuzão Sul já teria avançado 300 metros desde que deixou a estação FAAP-Pacaembu.

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6 comments
  1. Essa conexão em Água Branca continua uma incógnita, por que não há absolutamente nenhuma movimentação na estação da L7 muito menos algo relacionado a L8… Levando em conta que Varginha muito mais simples esta há anos em obras, Água Branca aparentemente é só a promessa mesmo…

    1. Até onde sei, nova estação Água Branca dos trens, que vai servir as linhas 7 e 8, será construída pela concessionária que assumirá a Linha 7.

  2. Será que não seria possível estender a primeira entrega até conexão higienopolis/ linha amarela em 2026 ?

  3. Içar = puxar pra cima , levantar , alçar

    É bom consultar o dicionário antes de escrever uma matéria

    1. Olá, Francisco, obrigado pela observação. Realmente eu deveria ter checado antes. Já corrigi o erro, abraços.

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