O governador João Doria e o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, participam nesta terça-feira, 09, de cerimônia de início das obras de ampliação da estação Vila Prudente, da Linha 2-Verde, a fim de “comportar o aumento de demanda com a expansão das Linhas 2-Verde e 15-Prata”, segundo aviso enviado pelo governo.
A obra, contratada por R$ 55 milhões junto ao consórcio Sinalta Robmak, tem prazo de conclusão de 30 meses, ou seja, por volta do segundo semestre de 2023. O escopo do projeto envolve alterar o posicionamento de salas técnicas, do sistema de ventilação e remanejamento de sistemas, por conta das mudanças de layout.
Segundo Baldy, a estação passará a receber cerca de 85 mil usuários por dia com as mudanças contra 55 mil atualmente – na verdade, em novembro de 2019, Vila Prudente já movimentava em média 74 mil passageiros dias úteis, de acordo com dados do próprio Metrô.
Além disso, as plataformas ganharão novas escadas rolantes e a ligação com a Linha 15-Prata será ampliada e modificada. Com as mudanças, a estação Vila Prudente deverá se preparar para um grande aumento de fluxo à medida que o monotrilho amplia sua demanda e o avanço da Linha 2 sentido Penha passe a atrair usuários com destino à Zona Leste.
Chama a atenção, no entanto, que a imensa estação, inaugurada em agosto de 2010, portanto há pouco mais de 10 anos, necessite de intervenções tão grandes num intervalo de tempo curto.
No final da década de 2000, o Metrô já planejava tanto a extensão da Linha 2 (então chamada de Linha 15-Branca por conta de um atalho legal para obter verbas) quanto o monotrilho, então chamada de ‘Linha 2’.
As obras do monotrilho começaram no início da década passada após anúncio do então governador José Serra e do prefeito de São Paulo na época, Gilberto Kassab, que em 2009 trocaram o “Fura-Fila” por um sistema de metrô leve. Ou seja, não é de hoje que Vila Prudente seria ponto de conexão para milhares de passageiros.
Já a extensão da Linha 2 já contava com projeto funcional em 2011, época em que o Metrô contratou o consórcio Básico L15 para elaborar o projeto básico da extensão entre Vila Prudente e Tiquatira, mas que depois acabou ampliado até a estação Dutra.
O site questionou o Metrô sobre o assunto e atualizará esta nota caso tenha alguma resposta.
empresa de Projetos e Construtora ?
As estações de integração são projetadas por inteiro e construída em fases por conta de restrições técnicas e financeiras.
Não faria sentido construir a estação Vila Prudente de uma só vez quando os projetos poderiam mudar no meio do caminho.
Em Pedro II há um exemplo disso, com a estação construída entre 1976 e 1980 para atender as linhas vermelha e amarela. No meio da construção da estação, o projeto mudou e a linha amarela foi encurtada na Luz. Hoje Pedro II convive com um esqueleto de estação que nunca será usado pelo Metrô.